sexta-feira, 26 de março de 2010

A Hora do Planeta

Em 27 de março, das 20h30 ás 21h30, o mundo inteiro vai apagar as luzes e protestar contra o aquecimento global.

A Hora do Planeta 2009 teve meio bilhão de participantes em 88 países. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor e outros ficaram uma hora no escuro.

Com a sua ajuda, este ano vamos chegar a 1 bilhão de participantes. Será uma demonstração grandiosa de que a população do planeta exige o combate aos efeitos das mudanças climáticas.

Eu estou neste movimento. Entre no site www.horadoplaneta.org.br e junte-se a nós!

quinta-feira, 25 de março de 2010

UMA DATA QUE NÃO É APENAS NOSSA

Num país de pouca tradição de vida partidária e de uma cultura política deformada como a brasileira, um partido festejar 88 anos de existência é motivo de muita alegria. Não apenas por parte de seus dirigentes e militantes, mas por parte das pessoas conscientes da importância de se fazer a política correta.

Na longa trajetória do PCB, nascido a 25 de março de 1922, da qual o Partido Popular Socialista é herdeiro legítimo, são incontáveis as ricas contribuições feitas ao Brasil, nos seus mais destacados planos. Trata-se de uma agremiação que veio para organizar os trabalhadores, da cidade e do campo, e cidadãos em geral, assim como para difundir as generosas ideias de liberdade, de justiça social e de fraternidade; que veio convocar homens e mulheres, jovens e idosos, a lutar por seus direitos, ao tempo em que cumprem os seus deveres para com a sociedade; que veio mostrar que as mudanças só acontecem se as pessoas arregaçarem as mangas e agirem em prol dos interesses coletivos, deixando de lado seus interesses particulares, na maior parte das vezes egoísticos.

Nas lutas maiores pela liberdade e pelo progresso do Brasil, no enfrentamento da ditadura militar e com a reconquista da democracia nos últimos 25 anos, junto com os brasileiros, aprendemos duas dentre outras lições fundamentais: a de que o caminho da democracia é o único que possibilita fazer avançar a sociedade, a materializar os seus sonhos de bem-estar e oportunidades iguais para todos; e a de que a República (a res publica) precisa efetivamente ser de todos e não apenas daqueles que chegam ao poder.

Elemento importante da vida política, o PPS, na trilha da tradição pecebista, vem oferecendo sua contribuição para um melhor conhecimento da realidade brasileira e apontando novos rumos e perspectivas. Estão aí os documentos dos seus últimos Congressos Nacionais (do IX ao XVI), com análises e propostas para ampliar e aprofundar a democracia e para promover as reformas que há muito o país necessita e exige.

Para a disputa presidencial deste ano, que se prenuncia como uma das mais acirradas da história recente do país, o Partido vem se preparando e se articulando com os partidos de oposição – o PSDB e o DEM – por meio do Bloco Democrático e Reformista (BDR), de sua iniciativa, e organiza a Conferência Política Nacional Gildo Marçal Brandão que, em fins de maio, culminará uma série de Seminários que ora estão se realizando, em algumas capitais, na formulação de propostas de um Programa de Governo que retire o Brasil da sua crise institucional permanente e faça o país sair do atoleiro em que se encontra e que a propaganda governamental tenta encobrir.

Confiante na vitória de outubro próximo, o PPS – como sempre faz – será um dos batalhadores mais combativos em prol da mudança nos rumos do Brasil, não só defendendo o nome de José Serra, pré-candidato à Presidência da República, mas apresentando suas candidaturas a deputado federal e estadual, assim como ao Senado e a alguns governos estaduais, materializando assim sua participação no amplo processo de mudanças que buscaremos materializar.

Viva o PPS! Avante na luta, para que a vitória nos sorria!


Brasília, 24 de março de 2010


Roberto Freire
Presidente

Mulheres

O partido vai exercendo seu fascínio e conquistando novos adeptos e adeptas, conforme conta a psicanalista Odete Bezerra, que, neste mês, assumiu o posto de interlocutora das mulheres junto à Direção Nacional dentro de uma coordenação colegiada e rotativa. Ela não esconde sua animação para realizar uma campanha nacional de filiações para "dar aquele empurraozinho" e ajudar a embalar candidaturas femininas em todo o país. Ela ficou surpresa com o sucesso da campanha de filiação que promoveu em Salvador e da capacidade do partido de atrair novas militantes.

Odete é uma mulher cheia de sonhos. Aos 45 anos, 10 de PPS, diz que é, "por essência, socialista, porque, acima de tudo quero o bem para todos". Conta que vê nascer em seu consultório, todos os dias, novas mulheres – "corajosas, com disposição para a luta e para a política" – e, mesmo com o desgaste da política e dos políticos, não consegue deixar de acreditar em seus sonhos. "Eles me tornam feliz, viva, forte; minha força vem dos meus sonhos e eles passam pelo socialismo, pela sociedade mais justa".

Radicalidade democrática

O partido fez uma ruptura com a concepção marxista-leninista e abraçou a liberdade, lembra Givaldo Siqueira. "O socialismo é derivado da democracia; é a democracia levada o mais longe possível". Esse entendimento, avalia, distingue o que um dia foi daquilo que passou a ser o PCB/PPS. O desafio da legenda, diz Givaldo, "é desenvolver essa concepção de Brasil; por isso escolha da radicalidade democrática, ou seja, o desenvolvimento radical da democracia".

Desde os tempos do PCB, o partido tem uma opção pela construção de alianças, salienta Siqueira. "Temos clareza de que não podemos equacionar e resolver os problemas sozinhos, de que é necessária a formação de um bloco de forças poderoso, democrático, capaz de encaminhar as reformas e transformações no Brasil". Nessas eleições, o PPS compõe o bloco liderado pelo governador de São Paulo, José Serra. "Ao nosso ver, ele significa a possibilidade de transformação, em oposição ao bloco conservador e fisiológico que está atualmente no poder, que se estrutura na aliança entre PT e PMDB ‘et caterva’".

O PPS, explica Givaldo Siqueira, espera que o futuro governo Serra encaminhe as reformas "que torne o Estado cada vez mais democrático e que envolva sempre mais a sociedade no plano de governo para o encaminhamento das soluções para o Brasil". Ele lembra que Serra sempre teve uma relação estreita com a esquerda e, especialmente, com o PCB/PPS.

Igualdade e democracia

"Igualdade e democracia precisam caminhar juntos; acho que essa foi a maior simbologia da criação do PPS, embora ela não signifique que tenhamos caminhado bastante para torná-la realidade", diz Anivaldo Miranda. Falta caminhar muito para refundar a plataforma do socialismo democrático, ressalta. "Ainda temos muitos erros, mas o fundamental é que demos o primeiro passo, saímos do ponto de partida rumo ao novo".

Importante, lembra Anivaldo, é que a liderança do PCB "teve a coragem de, publica e internamente, fazer uma revisão dos fatos que levaram ao esgotamento da nossa experiência comunista; houve coragem, não passamos simplesmente uma borracha por cima dos nossos erros". Agindo dessa forma, diz ele, "podemos, a partir daí, valorizar nossos acertos e chegar a esse sentimento que move o PPS, de que o socialismo não pode existir eficazmente sem o ideal libertário, democrático."

DIRIGENTES FALAM DE UMA HISTÓRIA CHEIA DE SONHOS E PROJETOS

O tempo foi passando, a História acontecendo, o mundo mudando e alagoano Anivaldo Miranda estava lá, desafiando a injustiça, pregando uma sociedade igualitária, ajudando a transformar não só o país, mas também o partido dentro do qual se entrincheirava. Neste ano, contabiliza nada menos que 51 anos de militância, somando-se, claro, aqueles em que militou no PCB aos que continuou a caminhada no PPS, herdeiro e sucessor do velho Partidão. O pernambucano Givaldo Siqueira está na jornada desde 1958. Ingressou no PCB aos 16 anos. Os dois dirigentes contam, ao Portal do PPS, uma pouco da história de suas vidas, que se confudem com a do PCB/PPS.

Em 2010, o PCB/PPS faz 88 anos de idade. Velho? Não. Mais sábio e experiente. Remoçado pelos ventos e reviravoltas que o tempo, a modernidade e a globalização trouxeram, o partido aponta para o futuro, propondo caminhos sempre ousados e caminhadas instigantes e corajosas.

De 1922 até hoje, aprendeu a rimar socialismo com democracia, sociedade igualitária com liberdade. Os ventos da renovação começaram ainda na década de 80, quando Mikhail Gorbachev, dirigente da então União Soviética iniciou a Glanost e a Perestroika – abertura econômica e reestruturação política, respectivamente. Foi uma marcha sem volta em busca de um partido popular e socialista, encabeçada, no Brasil, por Roberto Freire. Em 1992 nasceu o PPS.

quarta-feira, 24 de março de 2010

PPS pode Aliar- se ao DEM


O PPS lançou a pré-candidatura de Nilson Lima ao Governo de Sergipe e a pré-candidatura de Emanuel Cacho ao Senado, mas nada está definido. O partido pode seguir o rumo do diretório nacional se aliando ao DEM e PSDB. “Já está decidido, vamos apoiar o candidato do PSDB para presidente da República”, garante Cacho.

Em Sergipe o PPS planeja lançar uma candidatura alternativa, mas não descarta a possibilidade de se aliar aos partidos liderados no Estado por João Alves Filho (DEM) e Albano Franco (PSDB).

“Já conversamos algumas vezes sobre este assunto, mas a aliança ainda não foi realizada. Vamos continuar negociando nos próximos dois meses, temos o interesse em lançar a candidatura de Nilson Lima, mas a política exige que haja conversa, coligação e bom senso para que o grupo consiga atingir o objetivo que é derrotar o grupo de Marcelo Déda (PT) e trazer um projeto novo”, explica.

O advogado criminalista que já foi Secretário da Justiça de Sergipe, no último Governo de João Alves Filho, Emanuel Cacho, se diz preparado para ser senador. “Tenho 50 anos e já exerci diversas funções políticas onde adquiri muitas experiências e com certeza poderei exercer um bom mandato e contribuir com o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil", finaliza.

segunda-feira, 22 de março de 2010

FAMÍLIA RIBEIRO E VEREADOR CARMINHO DA AMBULÂNCIA MANIFESTAM SOLIDARIEDADE TOTAL AO PREFEITO VALMIR MONTEIRO


O prefeito Valmir Monteiro recebeu na manhã desta segunda-feira, 22 de março,em seu Gabinete, lideranças políticas lagartenses. Estiveram visitando o prefeito os ex-deputados estaduais Ribeirinho e Luísa Ribeiro, a ex-vereadora Acácia Ribeiro, o vereador Carminho da Ambulância, o líder comunitário Elenaldo e o assessor de Ribeirinho Luquinha.

Segundo o prefeito, a visita foi de cortesia e serviu para manisfestar publicamente total e irrestrita solidariedade ao prefeito Valmir Monteiro e à sua equipe administrativa por conta dos ataques feitos pelo jornalista Cabo Zé. Serviu também para que as lideranças conversassem sobre a administração municipal e demais questões políticas. Fonte site da prefeitura de Lagarto.

Governo Déda, a mesmice continuada e piorada? - Marcos Aurélio*


A administração pressupõe alguns princípios que, se deixados de lado, comprometem o alcance dos resultados desejados. Ao concluir o curso de Administração de Empresas, pela FaSe – Faculdade de Sergipe, é possível observar que o governo de Marcelo Déda, ao chegar ao seu final, perdeu uma grande chance na história de Sergipe, de contemplar os sergipanos com uma administração exemplar.
É verdade que ao assumir o executivo estadual, o atual governo encontrou uma série de dificuldades. Os problemas eram muitos. Situações que iam desde o completo desaparelhamento da máquina pública, até os grandes entraves fiscais que impediam o Estado de contratar, ou receber, os recursos oriundos de repasses voluntários (as tão faladas Certidões Negativas).
Os desafios encarados pelo governo de Déda principalmente nos dois primeiros anos se deram na reestruturação da máquina pública, tanto no âmbito administrativo, quanto no aspecto financeiro e fiscal, que ficou sob a responsabilidade do ex-secretário da fazenda, Nilson Lima. O resultado das suas ações à frente da SEFAZ se transformou tanto na sua ascensão junto ao povo sergipano, quanto na sua desgraça perante o governador Déda.
A ascensão de Nilson junto à sociedade se deu por conta da amplitude das suas ações, com as suas inserções na imprensa sergipana, demonstrando os resultados alcançados. Recuperou a situação fiscal, resgatando as Certidões e permitindo que o Estado se habilitasse a receber recursos voluntários; ajustou os processos de liberação de dinheiro para as demais secretarias, permitindo que o Estado economizasse nas suas diversas áreas de atuação, exemplo disso foi a redução das despesas de passagens aéreas, que só no primeiro ano do governo, caiu de 30 milhões de reais, para apenas R$ 8 milhões.
Esses resultados obtidos por Nilson Lima, apesar de serem extremamente positivos, também significaram a sua desgraça junto ao comandante maior, Marcelo Déda. Alguns dos seus assessores mais próximos, incomodados com o sucesso de Nilson na imprensa, e junto a sociedade, começaram a plantar, na cabeça do governador, as sementes da maldade. Diziam que ele, Nilson, estava aparecendo mais do que Déda, afinal, quase que diariamente ao abrirem os jornais se deparavam com as boas notícias oriundas da Secretaria da Fazenda. Quando não eram os bons resultados financeiros, eram as reuniões com os servidores, através dos sindicatos, na Mesa de Negociação Permanente, que agora, de forma permanente, foi esquecida de vez pelo governo do PT.
Cheio de tanto veneno, Déda resolve exonerar Nilson Lima, que além de companheiro do PT, durante mais de 27 anos, era um dos seus melhores amigos, chega a ser inclusive, padrinho de uma das filhas de Lima (aliás, a relação de Déda com os seus amigos precisa ser analisada com carinho e faremos isso em outra oportunidade). De lá pra cá, coincidência, ou não, a verdade é que o governo do petista só enfrentou situações negativas.
Ao sair do governo, Nilson anunciou que estava deixando em caixa, a cifra bilionária de R$ 1 bilhão. Notícia que encantou os sergipanos, e os encheram de esperança de, finalmente, verem a mudança acontecer nas suas vidas. Tudo estava apontando para a transformação de Sergipe num verdadeiro canteiro de obras que, de verdade, mudassem a vida dos sergipanos.
O ano de 2009 chegou ao final, com ele foram-se as esperanças do povo sergipano. O governo não acertou o compasso. Nas obras, as poucas que foram iniciadas, havia sempre um, ou outro problema. Quando a construtora não abandonava, os serviços eram feitos a passos de tartaruga, lentos. Exemplo disso é a construção de uma rodovia de apenas 5 Km, na Barra dos Coqueiros, em que foram necessários três anos para ser concluída.
Na área da saúde, a única coisa que o governo atual tem a apresentar à sociedade é a construção das tão discutidas “Clínicas” da saúde. Uma ação criada pelo Estado, às pressas, no final de 2007, para cumprir os 12% previstos na LRF com os gastos da saúde. Em 2008 a história se repete e novamente foram assinados mais convênios. Isso é tão verdadeiro que somente em 2009, alguns projetos, assinados em 2007, começam a se transformar em realidade e serem entregues à população, numa prova de que, sequer, os projetos básicos existiam. Das 102 “Clínicas” conveniadas, apenas 20 foram construídas.
Ainda na saúde, o governo anuncia a “construção” de hospitais. O detalhe é que em algumas cidades que receberão as unidades de saúde, outros hospitais já existiam, e que poderiam ser aproveitados, bastando apenas a reestruturação com a aquisição de novos equipamentos e o mais essencial, a valorização da política de pessoal, incrementando uma política de recursos humanos que fosse capaz de motivar, tanto os que já pertenciam à rede, quanto aqueles que fossem contratados.
Na educação, três anos depois de estar no comando do executivo, o que Déda tem a apresentar à sociedade sergipana é apenas, e tão somente, um aumento na quantidade de número de alunos aprovados no vestibular (graças a política de cotas), através de um cursinho, chamado de pré-seed, que corretamente foi combatido pelo SINTESE, o sindicato dos professores, no governo de João Alves. Os petistas, que agora, esqueceram as suas críticas, passaram a elogiar “o grande projeto educacional”. Vale ressaltar que o SINTESE continua com a sua opinião contrária ao projeto.
Das quase 400 unidades escolares espalhados no território sergipano, apenas 20%, (algo em torno de 80) receberam algum tipo de reforma na sua estrutura física. Outro dia a deputada Ana Lúcia, do PT, disse que ficou envergonhada, quando, ao chegar num povoado se deparou com alunos que reclamando a não utilização de um computador, recebido pela escola há mais de dois anos, que ainda estava na caixa, por falta de um projeto elétrico na escola.
Ao iniciar o seu quarto, e último ano de mandato, Déda tem de conviver com uma dura realidade, das 400 escolas da rede estadual, apenas 30% iniciaram as aulas até o mês de março. Enquanto isso, a rede particular já está completando quase 80 dias de aulas apresentadas aos seus alunos.
Ficando apenas nessas áreas do governo, podemos perceber que é muito pouco, ou quase nada, que o governo petista de Marcelo Déda, tem a oferecer aos sergipanos, que depositaram uma confiança muito forte, e nutriram um sentimento de mudança no qual acreditavam, de verdade, que iria acontecer em suas vidas.
Infelizmente, temos que concordar com as palavras de Nilson Lima de que, o governo Déda é a “mesmice continuada e piorada”. Uma pena! *Marcos Aurélio - Radialista e Administrador de Empresas.

sábado, 20 de março de 2010

SMTT, mobilidade urbana e cidadania

Para além de “organizar” o transporte e o trânsito, a SMTT pretende implantar uma política de mobilidade urbana consoante com a definição do Ministério das Cidades como “o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito.”

Concordo com o sociólogo Eduardo Biavati quando ele diz que gostaria de ver no trânsito uma expressão de cidadania, um modo de partilhamento do espaço das vias públicas, ordenado por regras comuns e impessoais. Mais do que uma necessidade vital individual, transitar seria um exercício cotidiano de solidariedade, gentileza e, sobretudo, respeito à integridade de cada pessoa, especialmente daquelas cujos deslocamentos as colocam em posição mais frágil na cidade - os pedestres. Na nossa sociedade, transitar é transgredir regras. É a imposição dos interesses individuais em detrimento das leis.

Acontece que com a municipalização da gestão do trânsito o poder de fiscalização das condutas aumentou consideravelmente e isso tem colocado em xeque a nossa falta de cidadania no trânsito. O descumprimento das regras do trânsito é flagrado e autuado pela fiscalização, aproximadamente cento e quatro mil vezes a cada ano. Parece muito, mas, é bem pouco se considerarmos que por dia circulam cerca de duzentos mil veículos na cidade – considerando apenas a frota licenciada em Aracaju. Ainda assim, vale analisar um detalhe desses números: 70% desses flagrantes são realizados eletronicamente e diz respeito a apenas duas das centenas de infrações previstas pela lei - o excesso de velocidade e o desrespeito ao sinal vermelho. Como não é aceitável imaginar que as pessoas avancem o limite de velocidade e o sinal por esquecimento ou porque desconheciam que havia um limite naquela via, os sensores inquestionáveis dos radares capturam um fenômeno muito mais profundo: a insubmissão deliberada dos indivíduos às condutas prescritas pelo Código de Trânsito Brasileiro. O condutor avança e corre porque QUER correr, propositalmente, intencionalmente.

A pessoa estaciona o carro em fila dupla, mas, ''só por um minutinho'', atende ao celular enquanto dirige, mas, ''só pra desligar'', estaciona o carro sobre a faixa de pedestre, mas, "só de noite, quando não tem ninguém passando"; a lista de exemplos seria infinita. São atos de esperteza, uma prova do ''jogo de cintura'' da nossa cultura, considerando essas infrações como infração "do bem".

Não sei qual foi a fonte consultada ao informar os valores arrecadados pela SMTT nos anos 2008 e 2009, mas posso garantir que estão absolutamente errados e a aplicação desses recursos é feita estritamente de acordo com o Art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro: “a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito” , sendo a aplicação auditada pelo órgão responsável – o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Outro equívoco é quando você afirma: “agora a SMTT investe em área que não é da competência municipal, ou seja, a leitura de placas para averiguação de possíveis irregularidades com o veículo (IPVA vencido ou atrasado, multas, etc) é de competência dos DETRANs conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.” A base legal para essa ação está prevista no Art. 25 do CTB quando afirma que “ os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando as atividades previstas neste Código, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via. Parágrafo Único: os órgãos e entidades de trânsito poderão prestar serviços de capacitação técnica, assessoria e monitoramento das atividades relativas ao trânsito durante prazo a ser estabelecido entre as partes, com ressarcimento dos custos apropriados. Portanto, camarada, estamos rigorosamente dentro da legalidade na medida em que o Convênio nº. 002/2005 celebrado entre a SMTT e o DETRAN/SE encontra-se em plena vigência.

Quanto às campanhas educativas, a SMTT tem investido sistematicamente não apenas em campanhas (esporádicas e pontuais), mas em projetos e ações educativas como o Projeto Lição de Cidadania que atua nos três eixos da comunidade escolar: funcionários, professores e família (alunos e pais), tendo a adesão das 20 maiores escolas da rede privada a exemplo do Arquidiocesano, Master, CCPA, Módulo, Amadeus, CEPJSS, COESI, N. Sra. da Purificação, Colégio Jardins, Babylândia, COC/São Paulo, Pré-Escolar Espírito Santo, entre outros.

A ação firme da SMTT para garantir o direito do idoso e da pessoa com deficiência de locomoção, com relação a ocupação das vagas especiais, foi pioneira no Brasil e provocou uma mudança de comportamento nas pessoas. É só ir aos shoppings e verificar.

Em cada véspera de feriados prolongados e datas festivas, a SMTT vai às ruas com a campanha de redução de traumas. Quem não lembra da campanha realizada em abril de 2009 que simulou vários acidentes na Av. Baira Mar? Durante os festejos juninos de 2009, enquanto a sanfona tocava, a SMTT estava abordando os forrozeiros e falando sobre os perigos da combinação de álcool e direção.

E a política de ciclomobilidade? Aracaju possui uma das maiores e melhores malhas cicloviárias do país e os passeios ciclísticos servem para “educar” não só os ciclistas, mas também os condutores que empoderados em seus veículos ignoram o que prevê o CTB: a preferência é sempre do mais vulnerável.

Lembra como eram as calçadas dos últimos trechos da Av. Pedro Calazans antes do Projeto da Calçada Livre? Como era a assistência ao estudante, as enormes filas que as mães e os alunos tinham que fazer para ter direito a meia passagem?

Por fim, convido você a se somar aos esforços que a SMTT tem feito para implantar uma política de mobilidade que esteja à altura dos cidadãos de bem da nossa querida Aracaju. Atenciosamente, Antonio Samarone de Santana.

Fonte: Infont Blog do Cláudio Nunes.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nilson diz que governo Déda é "mesmice piorada"

Por Raissa Cruz

O presidente do PPS e pré-candidato ao governo do Estado, Nilson Lima, avaliou que Sergipe não vive "as mudanças" prometidas pelo governo atual. Para ele, que é ex-secretário da Fazenda do governo Marcelo Déda, o Estado de hoje se iguala ao que viveu em governos anteriores, onde segundo Nilson, "se permitia trens da alegria". Nesta sexta-feira, dia 19, durante o encontro Estadual do PPS, Nilson taxou: "o governo de hoje é a mesmice continuada e piorada".

"Uma fila para recrutar pessoas sem concurso público? Isso não é mudança. Sergipe ainda está vivendo a pré-história da administração pública. É o retorno. A cena de hoje da fila para inscrição das Fundações, me lembrou o tempo de Valadares antes da constituição de 88. Com a praça tomada de gente, para o chamado trem da alegria. E ainda ouvimos declarações de aprovados no concurso público que estavam se humilhando nessa fila para conseguir uma vaga", criticou ele.

Nilson afirmou que "os que militam na política sabem que quando se exige um currículo, só tem êxito quem tem padrinho político. É o trem da alegria. Muitos dos que denunciaram trens da alegria, hoje permitem que esses trens entrem nos trilhos", denunciou Nilson, que observou que depois de sua liderança a frente da Mesa de Negociações com os servidores, não teve quem desse continuidade.

O ex-secretário considerou ainda que "há uma desorientação administrativa no governo". Ele lembrou do caso dos loteamentos, comentado, recentemente, pela deputada Ana Lúcia, que, de acordo com Nilson, sempre existiram, e falou do prejuízo que o Estado acarreta com isso, devido a falta de autonomia dos seus gestores.

"Porque se tem que satisfazer visões diversas. Tem que atender a lideranças que não, necessariamente, a política pública referendaria. E o pior: os resultados são pífios. Onde não se sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve", considerou Nilson, referindo também ao reflexo da chamada "coalizão" no governo de Sergipe.

PPS quer governo

No encontro, o PPS definiu que será adversário de qualquer partido que lançar candidato a governador. "Nossas possibilidades de alianças com outros partidos devem ter essa condição: Não abrimos mão de um candidato ao governo, com Nilson Lima, e um ao Senado, com Emanuel Cacho".

O presidente da sigla disse ainda que "o PPS é a novidade, que está chegando com ideias novas e competentes para o Estado", e não descartou alianças com o ex-governador João Alves Filho (DEM) ou com Marcelo Déda (PT). Fazendo, no entanto, a seguinte ressalva: "nacionalmente nosso partido é contra o governo Lula. E eu estou com o PPS. Então, será difícil a possibilidade de aliança com Déda. Fonte universopolítico

quinta-feira, 18 de março de 2010

RAPIDINHAS DE CAJU

"O JOGO"

Meus queridos amigos e leitores, já estamos com mais de 1 ano do mandato da mudança o que tanto era pregado e explanado com tanto fervor, no entanto, estamos vivenciando um jogo mutuo de interesses próprios pelos que se dizem amigo do povo. Se analisarmos os acontecimentos dos últimos dias ou posso até dizer meses, podemos dizer que estamos assistindo um combate de Rolyfild vs Maik Tayson, na ocasião o Tayson acabou o duelo com uma mordida na orelha de seu adversário, e será que em Lagarto quem dará a mordida na orelha de quem? Ou será que vão aderir a nova moda implantada pelo flamenguista Willians, e daqui a alguns meses iremos ver esses mesmos gladiadores aos beijos e abraços depois de tanta ofensa?
Esse é só o aquecimento do primeiro tempo de um jogo em que o maior perdedor é o público.... Fonte Blog do CAJU http://cajudojenipapo.blogspot.com/

domingo, 14 de março de 2010

Por Dentro da Política

Mendonça Prado

Quem esteve em Lagarto, na ultima sexta feira foi o Deputado Mendonça Prado - DEM, concedeu entrevista no programa Jornalístico o Povo no Rádio, da Progresso AM de Lagarto. Nessa segunda Mendonça voltar a Lagarto, para conceder entrevista agora na Juventude FM, no Programa Jornalístico Juventude Noticias, sempre ao lado do Deputado o ex-vereador Carlinho da Mariola - PRB, esse Bloqueiro também foi ao encontro do Deputado levar as saudações de boas vindas a Lagarto, nessa segunda após a entrevista o almoço será na churrascaria Jacaré. Claro que o prato principal será a política.

Roni Mercê

O Radialista Roni Mercê, estreou no programa Jenipapo notícias da FM Comunitária Jenipapo, com o Fausto Artes na sua produção, esse Bloqueiro Itamar Santana, irá fazer um quadro semanal dentro do programa do Radialista, tirando as dúvidas dos ouvintes no mundo do Direito.

Ibrain

O secretário de Esporte e Lazer, Ibrain Monteiro - PRB, está arrumando as malas para deixar a secretária que o jovem comanda, como esse blog produziu em Outubro do ano passado, volto a afirmar o jovem será candidato a Deputado Estadual, como a lei não permite que ele fique ocupando o cargo e dispute a eleição ao mesmo tempo, Ibrain sairá da Secretária. Quem pode assumir o seu lugar é o ex-vereador Amiguinho do PPS, fiel aliado do Prefeito Valmir.


sábado, 6 de março de 2010

Programa de Gilmar Carvalho entrevista André Moura

Nesta sexta-feira, 05, o deputado estadual André Moura foi entrevistado em sua residência pelos radialistas Jailton Santana e no estúdio Gilmar Carvalho, em pauta as declarações de apoio ao pré-candidato ao Senado Federal Eduardo Amorim, feita pelos deputados Adelson Barreto (PSB) e Celinha Franco (DEM).

Para o radialista Gilmar Carvalho essa declaração do deputado estadual Adelson Barreto que compõe o bloco do então senador Antônio Carlos Valadares, soa bem pela seriedade do deputado estadual Adelson Barreto, sendo uma prova cabal do fortalecimento da pré-candidatura de Eduardo Amorim.

André Moura falou da surpresa da deputada estadual Celinha Franco declarar em alto e bom som o seu apoio a pré-candidatura majoritária preterida pelo PSC e completou: “todas as lideranças que quiserem fazer parte desta família liderada pelo PCS, será muito bem recebido”.

Gualberto foi entrevistado no programa Batalha na TV

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) foi entrevistado na tarde desta sexta-feira (5), no programa Batalha na TV,apresentado pelo radialista Carlos Batalha na TV Cidade. Após ouvir uma série de elogios feitos pelo apresentador, classificando-o como um político ‘coerente e necessário ao sistema democrático’, Gualberto passou a falar sobre vários temas ligados à administração do governador Marcelo Déda e ao momento político no Estado de Sergipe.

Começou pela postura da oposição na Assembleia Legislativa ao longo dos últimos anos. “Com certeza ela vai se manifestar, talvez muito mais que nos anos anteriores, em função do pleito eleitoral em 2010. Mas estamos percebendo que a oposição tem dificuldades em enfrentar o nosso governo”, disse o parlamentar que há três anos lidera a bancada governista na Assembleia. “Afinal de contar eles têm um papel a cumprir, mas o nosso governo está reconstruindo o Estado de Sergipe”.

Francisco Gualberto falou ainda da questão política que envolveu a posição adotada pelo colega Adelson Barreto (PSB), que esta semana anunciou apoio a uma possível candidatura ao Senado de Eduardo Amorim (PSC). “Não acredito em nenhum racha na nossa aliança. Compreendo as questões como normais dentro da situação política em que nos encontramos”, frisou. “Confundiram o que Adelson falou. Ele fez uma declaração dizendo que votaria para senador no seu candidato nato, que é Valadares, mas o segundo seria Amorim. Aí tentaram passar a idéia de que ele acompanharia Amorim caso o PSC tivesse outro candidato a governador. E não é essa a posição de Adelson”.

Sobre a relação com o ex-secretário da Fazenda do Estado, Nilson Lima, que deixou o governo de Marcelo Déda e hoje se diz adversário e pré-candidato ao governo pelo PPS, Gualberto esclarece que essa é uma situação bem definida. “A partir do momento que ele rompeu com nosso projeto e vai para outra realidade política totalmente diferente da nossa concepção ideológica, nós manteremos apenas a cordialidade pessoal. Mas sobre política não temos como estar juntos”.

Ao explicar minuciosamente o funcionamento da rede de saúde pública que vem sendo implantada pelo governador Marcelo Déda em todo o Estado, Gualberto respondeu ao questionamento do apresentador sobre a suposta ‘sanidade mental’ do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo. “Estamos construindo o que já deveria ter sido construído há 15 anos”, disse, citando as 30 bases fixas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os 17 hospitais, sendo seis regionais (Estância, Lagarto, Glória, Propriá, Socorro e Itabaiana), além das 102 Clínicas de Saúde e a reforma e ampliação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Durante o programa, o assessor de comunicação da Prefeitura de Itabaiana, radialista Marcos Aurélio, participou por telefone querendo criticar mais uma vez a construção das clínicas de saúde naquele município. “Sem querer lhe magoar, compreendo você como profissional de comunicação. Mas diferente de mim, você não tem lado político ideológico e pode estar servindo a qualquer governo”, devolveu Gualberto. “Respeito as intervenções, mas não quero nenhum atrito porque entendo o seu papel”, disse o parlamentar petista diretamente ao adversário político.

Na condição de líder do governo, Gualberto expressou estar feliz com o desempenho do seu trabalho no parlamento estadual. “Estou contribuindo para a melhoria do nosso Estado”, garantiu. Por fim, o deputado também falou sobre sua participação nas negociações salariais das várias categorias de servidores públicos, incluindo policiais civis e militares, além de professores. O programa será reprisado pela TV Cidade na próxima segunda-feira, dia 8, a partir das 7 horas da manhã. Fonte: site do Deputado.

Festa das Cabacinhas

Além de comemorar a Festa das Cabacinhas nos dias 12, 13 e 14 de março, o maior povoado de Japaratuba - São José - abrirá espaço de sua programação para as louvações religiosas e também para reverenciar a cultura local e regional. Por meio do 2º Festival Artes na Caatinga, numa referência ao nome São José da Caatinga, o município estará exigindo durante três dias - 17, 18 e 19 de março - várias atrações com participação das manifestações culturais como guerreiro, teatro, dança, folclore, reisado e pífanos. Font: Sacuntala / J. Dia

sexta-feira, 5 de março de 2010

Exame de Ordem: OAB/SE está proibida de exigir diploma ou certificado

O EgrégioTribunal Regional Federal da 5ª Região, através de decisão transitada em julgado em 09/12/2009, manteve, na íntegra, sentença do Juiz Substituto da 2ª Vara, Dr. Fernando Escrivani Stefaniu, que determinou que a “Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) se abstenha, no território de Sergipe, de exigir apresentação de diploma ou de certificado de conclusão do curso de direito para fins de participação no Exame de Ordem”, sendo necessária, apenas, de acordo com a decisão, a comprovação, mediante atestado ou certidão, que o candidato está cursando as últimas disciplinas necessárias à obtenção da graduação, devendo, ainda, a OAB promover ampla divulgação da referida decisão.

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública em setembro de 2007 objetivando que “a OAB, em todo território nacional, fosse compelida à obrigação de não fazer, consistente em não mais exigir a comprovação de colação de grau no momento da inscrição dos candidatos para a realização do Exame de Ordem da OAB”, bastando apenas a apresentação de certidão ou atestado de que são prováveis formandos. Requereu, ainda, que, no caso de ser julgado procedente o pedido, promovesse a OAB ampla divulgação das novas condições para inscrição no exame. Alegou, em síntese, que as exigências estipuladas pelo Provimento nº 105 do Conselho Federal da OAB são ilegais e abusivas, na medida que estabelecem requisitos não contidos no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94).

Na sua argumentação, o Juiz Fernando Escrivani, primeiramente, invocou decisão do STJ e fixou no território do Estado de Sergipe os limites da eficácia da decisão. No mérito indicou três razões que o conduziram à sua decisão: a) insubordinação executiva do Provimento OAB n.º 109/2005; b) desproporcionalidade da exigência; c) inaplicabilidade do julgado proferido pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 3460.

O magistrado considerou que o Provimento OAB nº 109/2005 prevê requisitos de habilitação ao exercício da advocacia, não cogitados pela Lei 8.906/94 e concluiu que o ato normativo que invade, em desacordo, matéria já disciplinada por lei, não tem validade.


terça-feira, 2 de março de 2010

Ferreira Gullar: Pega mal



Foto:
Ferreira Gullar: Pega mal



Por: Folha de S. Paulo

Como convencer-se de que o que disse naquele discurso era verdade, se já sabe que não era?

Como pode uma senhora de mais de 60 anos -que em breve será avó- dizer mentiras? E em público, para a nação inteira, sabendo que as pessoas honestas e informadas do país saberão que ela está dizendo mentiras e, ainda assim, o faz em altos brados, para que todos ouçam! Pergunto, sem maldade: pode alguém confiar numa senhora que mente?

E ela mesma, esta senhora que mente, terminado o ato público, a solenidade ou o comício, ao voltar para casa e deitar a cabeça no travesseiro, que dirá a si mesma?

Imaginemos a cena: ela sozinha no quarto, troca de roupas, deita-se na cama e apaga a luz. Foi um dia agitado, passou a noite a ouvir discursos no congresso de seu partido, à espera do momento em que faria seu próprio discurso, por todos esperado. Dali a alguns momentos, ela seria aclamada candidata à Presidência da República e, então, faria seu pronunciamento à nação.

E, nesse pronunciamento, iria mentir, iria afirmar coisas que sabia não serem verdadeiras, com o propósito de desacreditar os adversários políticos e futuramente derrotá-los nas urnas. E então mentiu, mentiu diante de seus companheiros de partido, que sabiam que ela mentia; mentiu perante o presidente da República, o inventor de sua candidatura, que ali estava a exaltar-lhe os méritos e sabia que ela mentia. E, agora, sozinha, no silêncio do quarto, que diria a si mesma?

Não pode dizer a si mesma que não mentira. Isso o mentiroso poderá dizer a alguém que o acuse de ter mentido: finge estar ofendido, faz-se de indignado e chega até a insultar quem o acusou de mentir. É parte do papel do mentiroso. Mas consigo mesmo, não consegue fazê-lo. Enganar os outros é possível, ou pelo menos ele acredita que consegue, mas enganar a si mesmo é bem mais difícil, se não impossível.

Como convencer-se de que o que disse naquele discurso era verdade, se sabe que não era? Com a cabeça no travesseiro, sozinha consigo mesma, será que lhe vem à mente a confissão dolorosa?

Será que, contra sua vontade, uma voz interior, que só ela ouve, lhe dirá: "Como teve a coragem de dizer esta noite, para o país inteiro ouvir, tantas inverdades? Acha certo enganar as pessoas? E pior ainda, enganá-las ao mesmo tempo em que se propõe governar o país?".

Não posso garantir que isso tenha ocorrido, pois há casos de pessoas mentirosas que terminam acreditando nas próprias mentiras. Se bem que esses que acreditam no que inventam são outro tipo de mentirosos, que necessitam, sobretudo, enganar-se a si mesmos, mais do que enganar os outros.

Esse gênero de mentira é diferente da mentira política, quando o cara afirma coisas que não aconteceram, que todas as pessoas informadas sabem que não aconteceram e, mais que todos, o próprio mentiroso o sabe e sabe que todos o sabem.

Pelo que li nos jornais e vi na TV, no 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores, o que não faltou foi mentira. Creio que a ministra Dilma Rousseff é essencialmente honesta, tanto que sempre que afirma certas coisas, percebe-se hesitação em sua voz. Não se sente à vontade, como Lula, que, ali mesmo, afirmou ter sido o mensalão uma conspiração contra seu governo. Uma conspiração da qual deve ter participado o procurador-geral da República, uma vez que, em sua denúncia, falou de "uma quadrilha", chefiada pelo chefe da Casa Civil do Lula.

No segundo turno das eleições de 2006, o PT inventou que Geraldo Alckmin, se eleito, privatizaria a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Isso nunca havia sido dito nem cogitado pelo PSDB, nem por seu candidato nem por ninguém.

Uma pura e simples calúnia, com o objetivo de minar a candidatura adversária.

O primeiro a dizer isso foi Lula, num debate na televisão. Alckmin o desmentiu, no mesmo instante. Lula se calou, mas, já no dia seguinte, a propaganda do PT insistia na mentira, que enganou muita gente e garantiu a vitória de Lula. Agora, mal começa a campanha, Dilma retoma a afirmação mentirosa, deixando claro qual será o nível em que o PT pretende conduzir a disputa.

Na verdade, durante o governo FHC, foram feitas várias privatizações, com resultado altamente positivo para o país, a começar pela telefônica, cuja privatização tornou o celular um bem comum a qualquer brasileiro; a CSN, privatizada, passou a dar lucro em vez de prejuízo aos cofres públicos; e a Vale do Rio Doce se tornou uma das maiores empresas do mundo.

Dilma cala sobre essas privatizações que deram certo e mente sobre as "privatizações" que nunca ninguém pensou fazer. Para uma senhora já de certa idade, ainda que petista, pega mal.

segunda-feira, 1 de março de 2010

João, Albano e Valadares juntos e alegres na procissão de São Cristóvão



O ex-governador João Alves Filho (DEM), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o deputado federal Albano Franco (PSDB) não disfarçaram a alegria ao se encontrarem ontem à tarde nas ruas de São Cristóvão, durante a realização da procissão do senhor dos Passos. Quem compareceu à festa disse que o senador Valadares não foi visto ao lado do governador Marcelo Déda (PT), que estava acompanhado, entre outros políticos, do deputado federal Jackson Barreto (PMDB) e os deputados estaduais Wanderlê Correia (PMDB) e Ana Lúcia Menezes (PT), além do prefeito local, Aelx Rocha. Fonte Universo Político