segunda-feira, 17 de maio de 2010

“Saudação Camarada!

“Saudação Camarada!

Meu nome é Crécia Maria Andrade dos Anjos, sou funcionária efetiva do município de Aracaju que tem como prefeito Edvaldo Nogueira, dirigente do PC do B.

Primeiro gostaria de contar rapidamente minha história de militância: aos 12 anos de idade fui descoberta pelo partido na pessoa do então prefeito, na época vereador, Edvaldo Nogueira, atuando dentro do movimento de bairro na comunidade. Aos 15 anos fui convidada a participar do congresso da UBES onde reforcei meus laços com o PC do B, inclusive me filiando e iniciando minha atuação direta dentro do partido. Fui presidente da UJS, fiz parte da direção nacional da UBES, estive como dirigente do comitê municipal e do comitê estadual. Desde 2003 me encontro afastada da militância.

Fui aprovada em um concurso da prefeitura de Aracaju para Guarda Municipal. Como militante política e consciente de meus direitos e deveres sempre me posicionei tal qual o conjunto de idéias que absorvi na minha experiência política vivida dentro do PC do B. Em todos os momentos fui solidária à causa da minha categoria, sempre lutei por meus direitos e pelos direitos da coletividade.

Em 2005 fui vítima de abuso de autoridade por parte do meu superior, na época o Tenente-Coronel da Polícia Militar Carlos Augusto, nem ao menos o meu estado de gravidez evitou que fosse vítima de assédio moral e perseguição dentro do local de trabalho. Relatei na época o fato para o então vice-prefeito Edvaldo Nogueira e o mesmo nada fez. Pelo contrário solicitou uma abertura de processo administrativo. De vítima passei à condição de réu.

O sindicato da Guarda Municipal de Aracaju realizou um dia de paralisação contra o aumento da jornada de trabalho de 30 para 42 horas semanais, no mês de fevereiro do corrente ano , ao qual aderi imediatamente graças aos ensinamentos e às experiências que adquiri no partido comunista. Fui assediada moralmente no local da paralisação pelo Major da Polícia Militar Edênisson, Comandante da Guarda Municipal nomeado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Semanas depois fui intimada pela comissão de inquérito da prefeitura para responder a processo. Motivo: Falta ao serviço para participar de manifestação político-sindical. Vale lembrar que de todos que participaram da atividade sou a única que está respondendo processo.

Só para lembrar ao camarada, o inquérito só pode ser iniciado após o conhecimento e consentimento do Prefeito em exercício.

Fico perplexa ao perceber que estou sendo punida por fazer aquilo que mais aprendi no PC do B: ser solidária a causa dos trabalhadores e participar junto aos meus dos movimentos de reivindicação.

Torço para que estas palavras não sejam tomadas como rixa pessoal, pois não são. Na verdade o que estou fazendo é recorrendo àqueles que sempre me serviram como referência política. Infelizmente estou tendo que buscar longe, tendo em vista que já não encontro tais referências por aqui”.

Crécia Maria Andrade dos Anjos

Um comentário:

  1. Conheci a colega Crécia, da época da nossa militancia no Movimento Estudantil, e sei o quanto ela lutou para defender a bandeira da UJS que vem a ser a juventude do PCdoB, e lamento que isso esteja acontecendo com ela, mesmo sendo de lados opostos, mas sempre tivemos uma relação boa de amizade e de respeito um com o outro.
    Quero me solidarizar com a colega e parabenizar-la pela sua coragem e dizer que não desista dos seus propósitos.
    Quero também parabenizar o colega Itamar por ter postado essa materia em seu blog.

    Valdélio Silva
    Presidente da Juventude dos Democratas de Aracaju-SE

    ResponderExcluir