sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Comissão especial da Câmara aprova PEC dos Vereadores na madrugada

De afogadilho e com a presença de 22 deputados, a polêmica PEC dos Vereadores - que aumenta em 7.343 o número de vereadores no país - foi aprovada, na madrugada desta quinta-feira, na comissão especial da Câmara. A votação foi realizada pouco depois da meia-noite, assim que as votações no plenário da Casa foram encerradas. A proposta segue agora para votação em plenário, onde são necessários 308 votos.

O projeto, que eleva o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791, tramita apensado à PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais, também aprovada. A proposta diminui de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.

- Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal - explicou o relator do projeto, deputado Arnaldo Faria de Sá.

O relator leu o parecer, que manteve texto do Senado , e nenhum dos deputados presentes quis fazer encaminhamentos ou declarações para permitir a votação célere da emenda. O texto foi aprovado em votação simbólica, menos de meia hora depois de iniciada a sessão, sem que nenhum dos presentes se manifestasse contra.

Suplentes comemoram com palmas e cantando hino nacional

No plenário da comissão, muitos suplentes de vereador que aguardam ansiosamente a aprovação da emenda na expectativa de poder assumir uma vaga, comemoraram com palmas e cantando o hino nacional. Depois de votada a emenda, os deputados presentes manifestaram sua satisfação de aprovar o texto e avisaram que irão procurar o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para tentar viabilizar a votação em plenário já na próxima semana.

A emenda retroage a 2008 e, se entrar em vigor, implicará na recontagem de votos. O aumento de vagas retroativo muda o coeficiente eleitoral e poderia ocasionar a perda de mandato para vereadores em exercício. Um dos artigos da proposta estabelece que suplentes na eleição do ano passado podem preencher as novas vagas.

Um comentário:

  1. Itamar gostaria de saber se havera recontagem de votos para a recolocaçao de cadeiras, ou se assumira os 1º suplentes que ja estao diplomados de acordo com as eleiçoes 2008

    ResponderExcluir