Aos 86 anos de idade o ex-governador de Sergipe, Sebastião Celso de Carvalho, morreu no final da manha desta sexta-feira, 14. Ele estava internado na UTI do Hospital São Lucas. O ex-governador receberá as homenagens e honras militares e será sepultado neste sábado, 15, na cidade em que nasceu: Simão Dias.
Formado em Direito, Celso de Carvalho, em março deste ano, durante entrevista à Agência Aracaju de Notícias, ensinava que o riso era o remédio que prolongava seus dias de vida. "Eu gosto muito de rir. A raiva leva ao infarto, a tristeza, ao câncer, mas o bom humor só traz alegria, saúde e bem-estar. Um sorriso é uma coisa maravilhosa, descontrai".
Celso de Carvalho testemunhou um dos momentos mais marcantes da história de Sergipe: o golpe militar de 1964. Na época, ele ocupava o cargo de vice-governador. Com a prisão de Seixas Dória, assumiu o governo, permanecendo no poder até 1967. Nesse período, teve que conviver com os militares e dispor de muita sabedoria para não entrar em conflito com aqueles que queriam substituí-lo por um indicado pelos golpistas, que logo tomariam o poder.
"A política exerce um fascínio grande sobre os homens. Mas ela também é cruel porque expõe a pessoa. O homem público não pode errar, às vezes é ofendido, caluniado. Isso incomoda muito. Eu mesmo, não me importo com as rugas da minha pele, mas me incomodaria muito se tivesse rugas morais. Não tenho mesmo! Sou um homem limpo, graças a Deus!", observou ele na entrevista.
O ex-governador também ocupou o cargo de prefeito de Simão Dias, foi eleito duas vezes deputado estadual e três vezes deputado federal. Celso deixou esposa e quatro filhos, além dos netos e bisnetos.
Luto em SE
O governador Marcelo Déda decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do ex-governador Sebastião Celso de Carvalho. Déda lamentou profundamente o fato e fez questão de externar suas condolências a todos os familiares e amigos de Celso de Carvalho.
"Sergipe sofre uma grande perda com o passamento do ex-governador Celso de Carvalho. Político vocacionado, desde a juventude o doutor Celso se integrou à vida pública, de início em seu município de Simão Dias, depois na Assembléia Legislativa, em seguida como vice-governador, chegando ao Governo do Estado, e concluindo sua carreira política como deputado federal", salientou o governador. Fonte: Universo Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário