quinta-feira, 25 de março de 2010

UMA DATA QUE NÃO É APENAS NOSSA

Num país de pouca tradição de vida partidária e de uma cultura política deformada como a brasileira, um partido festejar 88 anos de existência é motivo de muita alegria. Não apenas por parte de seus dirigentes e militantes, mas por parte das pessoas conscientes da importância de se fazer a política correta.

Na longa trajetória do PCB, nascido a 25 de março de 1922, da qual o Partido Popular Socialista é herdeiro legítimo, são incontáveis as ricas contribuições feitas ao Brasil, nos seus mais destacados planos. Trata-se de uma agremiação que veio para organizar os trabalhadores, da cidade e do campo, e cidadãos em geral, assim como para difundir as generosas ideias de liberdade, de justiça social e de fraternidade; que veio convocar homens e mulheres, jovens e idosos, a lutar por seus direitos, ao tempo em que cumprem os seus deveres para com a sociedade; que veio mostrar que as mudanças só acontecem se as pessoas arregaçarem as mangas e agirem em prol dos interesses coletivos, deixando de lado seus interesses particulares, na maior parte das vezes egoísticos.

Nas lutas maiores pela liberdade e pelo progresso do Brasil, no enfrentamento da ditadura militar e com a reconquista da democracia nos últimos 25 anos, junto com os brasileiros, aprendemos duas dentre outras lições fundamentais: a de que o caminho da democracia é o único que possibilita fazer avançar a sociedade, a materializar os seus sonhos de bem-estar e oportunidades iguais para todos; e a de que a República (a res publica) precisa efetivamente ser de todos e não apenas daqueles que chegam ao poder.

Elemento importante da vida política, o PPS, na trilha da tradição pecebista, vem oferecendo sua contribuição para um melhor conhecimento da realidade brasileira e apontando novos rumos e perspectivas. Estão aí os documentos dos seus últimos Congressos Nacionais (do IX ao XVI), com análises e propostas para ampliar e aprofundar a democracia e para promover as reformas que há muito o país necessita e exige.

Para a disputa presidencial deste ano, que se prenuncia como uma das mais acirradas da história recente do país, o Partido vem se preparando e se articulando com os partidos de oposição – o PSDB e o DEM – por meio do Bloco Democrático e Reformista (BDR), de sua iniciativa, e organiza a Conferência Política Nacional Gildo Marçal Brandão que, em fins de maio, culminará uma série de Seminários que ora estão se realizando, em algumas capitais, na formulação de propostas de um Programa de Governo que retire o Brasil da sua crise institucional permanente e faça o país sair do atoleiro em que se encontra e que a propaganda governamental tenta encobrir.

Confiante na vitória de outubro próximo, o PPS – como sempre faz – será um dos batalhadores mais combativos em prol da mudança nos rumos do Brasil, não só defendendo o nome de José Serra, pré-candidato à Presidência da República, mas apresentando suas candidaturas a deputado federal e estadual, assim como ao Senado e a alguns governos estaduais, materializando assim sua participação no amplo processo de mudanças que buscaremos materializar.

Viva o PPS! Avante na luta, para que a vitória nos sorria!


Brasília, 24 de março de 2010


Roberto Freire
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário