sexta-feira, 26 de junho de 2009

Curiosidades do Botafogo


O Club de Regatas Botafogo foi fundado em 01/07/1894, assim o Botafogo é o clube mais antigo do futebol carioca.
O Botafogo é o único Tetra-Campeão de Futebol do Rio de Janeiro (1932,1933,1934,1935). Esta é a razão das quatro estrelas em sua camisa.
A estátua do Manequinho foi transformada em símbolo da torcida alvinegra, após a conquista do Campeonato Carioca de 1957, quando nela foi colocada a Camisa do Botafogo, tornando-se este fato uma das tradições após as grandes conquistas do clube.
Sim é isto mesmo, a maior goleada do futebol brasileiro pertence ao Botafogo. No dia 30/05/1909, em jogo realizado no campo alvinegro da Voluntários da Pátria, o Botafogo venceu o Mangueira por 24 a 0. O time jogou com Coggin, Raul (1)e Dinorah(1); Rolando, Lulu(2) e Pullen; Henrique(1), Flávio(7), Monk(2), Gilbert (9)e Emanuel (1).
Enquanto na maioria dos times os grandes craques usam a camisa 10, no Botafogo a honra maior é carregar nas costas o número 7, imortalizado pelos dribles geniais de Garrincha. Durante o período sem títulos, nos anos 70 e 80, não houve muitos jogadores dignos de vestir essa camisa.
Mística é algo que os anos não apagam. O gol do título estadual de 89, que pôs fim a um jejum de 21 anos sem conquistas, foi marcado pelo camisa 7 Maurício.
Em1995, quando o Botafogo foi campeão brasileiro, o logotipo do patrocinador - a marca de refrigerantes SevenUp - era o número 7 estilizado. E qual era a camisa de Túlio, artilheiro do time e do campeonato? Sete, é claro.
Botafogo era um instrumento militar, uma haste com um pavio, com o qual o artilheiro detonava os canhões." Bota Fogo", era sinônimo de detonar.
No século XVI, Portugal construiu o maior navio de guerra da Europa. O Galeão S. João Batista, de 1000 toneladas que, por seu poder de artilharia e conquistas, ficou conhecido como "Botafogo". João de Souza Pereira, fidalgo português, natural de Elvas, famoso oficial de artilharia ganhou o apelido de Botafogo e incorporou ao seu sobrenome. O adjetivo "O GLORIOSO" foi dado ao Botafogo após a conquista do segundo campeonato carioca, em 1910.
O folclórico Manga sempre esnobava o Flamengo nos dias que antecediam os clássicos. O Goleiro dizia: "Já providenciei todas as despesas, pois todo jogo contra o Flamengo o bicho é certo."
Nilton Santos, conhecido como a enciclopédia do futebol, só jogou em um clube em sua carreira. Amava tanto o Botafogo, que dizem que assinava seus contratos em branco, mostrando assim que o importante era honrar a camisa do Glorioso.
Mesmo sendo a base da seleção brasileira nas décadas de 60 a 70, cedendo jogadores como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Zagalo, Quarentinha, Manga, Rildo, Gérson, Jairzinho, Roberto Miranda e Paulo César Cajú, o Botafogo só conseguiu um titulo brasileiro neste período. O de Campeão da Taça Brasil, que era disputado nos mesmos moldes da atual Copa do Brasil e tinha o mesmo valor do atual Campeonato Brasileiro.
Coisas do Futebol ! O Botafogo foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1972, mesmo somando mais pontos do que o campeão Palmeiras. O Botafogo foi o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em todos os tempos.
O título conquistado em 17 de dezembro de 1995 marca a primeira vez que o Botafogo ganhou este atual Campeonato Brasileiro, porém já tinhamos sido campeão do Brasil antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário