sábado, 28 de fevereiro de 2009

Carro da SEED teria servido até de motel na Bahia; Juquinha diz que assessor foi indicado por Márcio Macedo

* Cícero Mendes

Mais uma irregularidade envolvendo José Carvalho de Menezes, mais conhecido como Juquinha, ex-assessor SEED, chegou à Ouvidoria Geral do Estado há pouco mais de um mês. Dessa vez, envolve seu motorista, Jadson Ferreira do Nascimento, e a utilização de uma Ranger, que pertence à Secretaria e foi colocada à disposição de Juquinha. Segundo a denúncia de um morador do município baiano de Rio Real, o veículo era visto com freqüência naquela cidade, uma vez que o motorista reside lá.

De acordo com o morador, Jadson – que foi exonerado junto com Juquinha – era visto praticamente todos os finais de semana em Rio Real com a Ranger. A denúncia, encaminhada com fotos, mostra o motorista de Juquinha fazendo farra com os amigos utilizando-se do veículo público. Em uma das imagens, ele está no capô da caminhonete, junto com mais três jovens, segurando um copo de cerveja e com sinais visíveis de embriagues.

Em outra foto, onde é possível ver o adesivo da Secretaria da Educação, a caminhonete está parada em um local escuro da cidade e, de acordo com o denunciante, servindo de motel para o motorista. O morador relata também que era comum o motorista dirigir embriagado e dar vários “cavalos de pau”, sendo que em uma ocasião quase foi detido na delegacia. “Se não fosse a intervenção de um amigo comum dele e do agente da polícia civil local, ele teria sido preso”, conta o denunciante.

O morador, que afirma conhecer Juquinha, disse que todas as irregularidades foram cometidas com a anuência do ex-assessor da SEED, “que deu toda a cobertura ao fato, omitindo-se quando deveria se posicionar contrariamente a esse delito”.

O denunciante também conta que Jadson viajou por duas vezes a passeio para Salvador com a Ranger do governo de Sergipe. Ele não sabe precisar se o combustível foi pago com o dinheiro do contribuinte sergipano, mas garante que só a viagem já se configura a prática de um crime contra o patrimônio público, “pois o carro é de uso exclusivo do Estado.”

Juquinha nega irregularidades

O ex-assessor da SEED disse que tem conhecimento das investigações do Ministério Público de Lagarto, mas negou qualquer tipo de irregularidade. “Não existe nada disso. Eles (a diretora e o secretário) foram orientados pela própria Secretaria da Educação na condução da aplicação dos R$ 19 mil. A iniciativa de comprar o material esportivo estava equivocada, porque o dinheiro deveria ser destinado para o laboratório de informática, uma vez que a escola havia recebido os computadores do MEC há dois anos, mas nunca havia utilizado”, explica Juquinha.

De acordo com ele, sua intenção ao conversar com o secretário e a diretora foi no sentido de orientá-los a gastar o recurso corretamente, ou seja, destinado ao laboratório de informática. “Esse material foi comprado pela escola”, garante o petista, informando que o negócio foi feito na Casa da Eletricidade, inclusive com desconto de ICMS. “Os preços que foram praticados foram menor do que em qualquer localidade, até porque tem que ter zelo com esse tipo de coisa”, afirma.
Juquinha confirma que a melhoria do laboratório tinha também como objetivo ofertar os equipamentos para os alunos da UAB. “Fiz o mesmo na Escola Epiphâneo Dória, em Poço Verde. Lá está funcionando muito bem”, compara o ex-assessor. Na avaliação dele, o serviço foi paralisado no colégio de Lagarto porque ele deixou a Secretaria. “Isso era responsabilidade minha. Acredito que com a minha saída ainda não colocaram quem assumisse esse trabalho na DR-2”, presume.

Márcio Macedo

Em relação ao veículo, Juquinha explicou que assim que tomou conhecimento, através de uma foto, da utilização indevida da caminhonete, advertiu o motorista por escrito. “Inclusive tenho testemunhas que o viram assinar. Fiz a minha parte ao adverti-lo do erro”, afirma. O petista também esclareceu que a indicação de Jadson para o cargo não foi sua. “Ele tem um parentesco com Márcio Macedo (referindo-se ao secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente estadual do PT) e veio trabalhar comigo a pedido dele”, contou Juquinha. Fonte NENOTICIAS

Câmara de Vereadores

A seção da Câmara de Vereadores ontem, dia 27/02/09 foi bastante polemica, até a impressa aracajuana esteve cobrindo a seção de ontem, o motivo dos animos elevados dos nobres edis, foi o bloqueio das contas da câmara de vereadores pela justiça, na ação movida pela mãe do vereador Joselmo Simões, ouve até bate boca entre os vereadores Joselmo Simões - PSC e o Presidente Xéxeu - PSDB. Xexeu disse que não vai priviligiar alguns funcíonarios, já que a folha é de 147 mil e ele só tem em caixa 103 mil reais, então não vai pagar a ninguém até que a problemática esteja resolvida, podendo até a fechar as portas da casa. O Vereador Xexeu também usou da tribuna da casa, e cobrou do Prefeito a questão dos amigos dele (do Prefeito), que esse chororô dos aliados de Valmir na Eldorado, já não está mais sendo suportada pela população Lagartense. Citou vários nomes que ajudaram a eleger o Prefeito, nomes esquecidos pelo prefeito segundo o Vereador Presidente que é membro da oposição. Chegou até a enaltecer o nosso trabalho(ITAMAR SANTANA), no pleito eleitoral pró Valmir. Quero agradecer a solidariedade do Vereador Xéxeu com a minha pessoa. Também aproveito para comunicar aos Lagartense que me procuram, perguntando se estou participando da Administração. Que mesmo sem participar da administração me considero aliado do Prefeito Valmir. Que quando a formação da equipe administrativa, o Prefeito é livre a convidar quem ele achar melhor para os quadros. Porém como aliado político estou na defesa do Prefeito e torcendo por uma boa administração dele, pois o povo da mundança colocou fé nisso. E eu ajudei com minha parecela de contribuição para que essas mudanças fossem realizadas. Por tanto estou a disposição da população para levar ao Prefeito as reivindicações do Povo.

A visita

Cada dia, ao meio-dia, um pobre velho entrava na Igreja, e poucos minutos depois, saía.

Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia (pois havia objetos de valor na Igreja).

Venho rezar, respondeu o velho.

Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa.

Bem, retrucou o velho, eu não sei recitar aquelas orações compridas.

Mas todo dia, ao meio-dia eu entro na Igreja e só falo:

- "Oi Jesus, eu sou o Zé, vim te visitar."

Num minuto, já estou de saída.

É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.

Alguns dias depois, o Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital e, na enfermaria, passou a exercer uma influência sobre todos:

os doentes mais tristes se tornaram alegres, muitas risadas passaram a ser ouvidas.

Zé, disse-lhe um dia a irmã, os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre....

É verdade, irmã, estou sempre tão alegre.

É por causa daquela visita que recebo todo dia.

Me faz tão feliz.

A irmã ficou atônita.

Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia.

O Zé era um velho solitário, sem ninguém.

- Que visita?

- A que hora?

- Todos os dias. Respondeu Zé;

com um brilho nos olhos.

Todos os dias ao meio-dia Ele vem ficar ao pé cama.

Quando olho para Ele, Ele sorri e diz:

-"Oi, Zé, eu sou Jesus, eu vim te visitar".

Acontece em LAGARTO

Disputa
Existe comentários na cidade de LAGARTO, que o Grupo no Saramandaia haverá um racha dentro do agrupamento, é que o ex-Vice Prefeito LILA FRAGA - PSDB, está sendo incentivado por membros do Grupo, a disputar um mandato de Deputado Estadual, estes membros estão recomendando a saíde de LILA do PSDB, querem que o ex-candidato a Prefeito se alojer no PMDB e faça um acordo político com Jackson Barreto pra Senador. Já outro grupo do Saramandaia defende que a candidata a Deputada seja a atual Deputada Estadual Gorete Reis, esse grupo acha que LILA tem que se guardar para a disputa da Prefeitura de Lagarto em 2012. Se eles não cehgarem a um acordo, poderemos ver o Saramandaia dividido em 2010. Outro candidato a Deputado que corre por fora, porém tirar o seu eleitor do Saramandaia é o ex-candidato a Vice de LILA, o ex-Vereador Manoel da Lagartense - PDT. Manoel também deverá confirmar seu nome a uma Vaga na Assembléia Legislativa. Se isso se confirmar cada pretenso candidato terá um nome para apresentar ao Povo de LAGARTO, como candidato a Deputado Federal. Hoje o nome do Saramandaia que está posto é do filho de Jerônimo, Fábio Reis.
Cercos
A cooperativa do Treze, terá nova eleição agora dia 08 de março. Concorrem o atual Presidente Souza e pela oposição o líder político Edvaldo da Mangabeira.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EXTRA ! EXTRA! EXTRA!

O Economista Jorge Ribeiro Prata, que também é presidente do Partido da República lagartense, depois de ser exonerado pelo governador Marcelo Déda - PT do IPES Previdência, irá ocupar uma secretária Municipal aqui em LAGARTO, o Prefeito Valmir Monteiro - PSC, deverá anunciar amanhã o Jorge Prata como Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito. Assim com a entrada de Jorge, espera-se que as líderanças políticas tenha mais atenção. Em Breve divulgaremos o dia da posse do novo Secretário.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Câmara de LAGARTO

Bruno

Nas duas primeiras seções, o Vereador estreante Bruno Vieira - PSDB, que também responde pela primeira secretária da mesa diretora, não compareceu portanto o vereador ainda nem estreou oficialmente, Bruno a sociedade elegeu o senhor para comparecer as suas atividades de parlamentar.

Conflito

Tudo indica que a briga entre os vereadores Fraga - PSDB e Carlos - PT, ambos do Povoado Brasília, irá mesmo animar as seções do poder legislativo, esse conflito está mais quente do que no tempo da ex-Vereadora Marlene - PP.

Salários

Os salários dos Vereadores e servidores da Câmara de Vereadores de Lagarto, não foram pagos dia 21 do atual mês como é de costume, é que a ação da viúva do Vereador Antonio Simões, bloqueou a metade da fonte, ou seja 103 mil reais e com isso o Presidente Xexeu - PSDB, não consiguiu organizar o orçamento financeiro da casa legislativa.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Itabaianinha



Quem esteve marcando presença no domingo de Carnaval em Itabaianinha foi o jovem empresário Fabio Reis, sempre acompanhado do amigo Baia turismo. Foram recepcionados pelo ex-Senador e ex-Prefeito de Itabaianinha Renildo Santana - DEM, Renildo irá ajudar o Filho de Jerônimo Reis - DEM, a ganhar as eleições para Deputado Federal. Renildo poderá fazer Dobradinha com Fábio, mesmo sem querer ser candidato a Deputado Estadual, populares pedem sua candidatura, isso foi notado por esse bloqueiro, que se fazia presente quando do arrastão com a Banda Trem de pouso e mega trio Eldorado. Fábio nos confirmou que está rodando pelo Estado no Carnaval, intensificando sua pré - candidatura.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Aconteceu em LAGARTO

Carnaval

A festa mais tradícional do Brasil o Carnaval, voltou a ser realizado em LAGARTO, pela Administração Crescendo com Todos. Na sexta feira a praça lotada curtinha o som de várias bandas puxada pela Sewwey, por lá estava o Vice - Prefeito Júnior Ribeiro - PHS, os vereadores Gustinho Ribeiro - PV, Flamarion Déda - PT, os Secretários Ibraim Monteiro - PSC dos Esportes e lazer, Anderson Palloci - PSC das Finanças e Áurea Ribeiro - PV da Industria Comercio e Turismo. Já no Sabado a Festa teve um público menor mais não menos animado, pois a prata da casa Los Guaranis fez a festa. No sábado estava por lá o Ex- Diretor do IPES Jorge Ribeiro Prata - PR, isso mesmo ex- Diretor é que o governador Marcelo Déda exonerou o Jorge do cargo, sem mesmo comunicar ao Prefeito Valmir Monteiro, Valmir já tentou falar com Déda mais até agora nada, apenas conseguiu levar o caso aos Secretários de Estado Rogério Carvalho e Oliveira Junior.
DR. 2
Aconteceu a posse do novo Diretor da Dr2 é o professor Dimas lá do munícipio de Poço Verde, isso mesmo Poço Verde, pela primeira vez em toda a história de LAGARTO que a DR2 de Educação não será dirigida por um Lagartense. Dimas é do PT e ligado ao Prefeito de Poço Verde Tonho de Dorinha - PSB, deverá apoiar os petistas Marcio Macedo e Conceição Vieira, que por sinal estavam presentes na solenidade de posse. Será que o Governador Marcelo Déda - PT, também nomeou o Petista Dimas da DR2 sem comunicar ao Prefeito Valmir Monteiro - PSC, como fez na caso do Jorge Prata - PR?
Jerônimo
O Deputado Jerônimo Reis - DEM, recentimente comentava com o Prefeito de Itabaiana Luciano Bispo - PMDB, que os políticos do interior como LAGARTO e ITABAIANA estavam brigando ultimamente para indicar cargos que nem de terceiro escalão são como as Drs de Educação. Acho que com a indicação do Dimas na Dr2, nem isso os políticos do interior estão conseguindo mais, o que é, que acontece?

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Já parou pra pensar sobre a jurisdição do relacionamento?

Todo relacionamento traz embutido uma fase de conhecimento, para depois ter a fase de execução. A doutrina da mocidade, então, inventou as medidas cautelares e a tutela antecipada. Afinal de contas, com o 'fica', você já obtém aquilo que conseguiria com o relacionamento principal e, além do mais, já toma conhecimento de tudo o que possa acontecer no futuro.Esse processo de conhecimento pode ser extinto sem resolução de mérito, por carência de ação… E sem o impulso oficial a coisa não vai pra frente. Pode ser por ilegitimidade de parte, que normalmente se constata apenas na fase probatória. Ou, ainda, impossibilidade do pedido, ou seja, chega a um determinado ponto que não tem quem agüente. E ainda, o mais freqüente, que é a falta de interesse… aí paciência!E logo na petição inicial, pode ocorrer o indeferimento por inépcia, se já chegar sem qualquer fundamento.Se ocorrer intervenção de terceiros, aí a coisa complica, pois amplia objetiva e subjetivamente o relacionamento, tornando-se uma questão prejudicial. Como se sabe, todo litisconsórcio ativo é facultativo, dependendo do grau de abertura e modernidade do relacionamento.É necessário estar sempre procedendo ao saneamento do relacionamento, para se mantenha a higidez para as fases futuras. É um procedimento especial – uma mescla entre processos civil e penal -, podendo seguir o rito ordinário, sumário, ou, até mesmo, o sumaríssimo, dependendo da disposição de cada um.A competência para dirimir conflitos é concorrente. E a regra é que se busque sempre a transação.Com o passar do tempo, depois de produzidas todas as provas de amor, chega o momento das alegações finais… é o noivado! Este pode acontecer por simples requerimento ou então por usucapião. Alguns conseguem a prescrição nesta fase.E chega a hora da sentença: 'Eu vos declaro marido e mulher, até que a morte os separe'.. Em outras palavras, está condenado à pena de prisão perpétua. São colocadas as algemas na mão esquerda de cada um, na presença de todas as testemunhas de acusação.E, de acordo com as regras de direito das coisas, 'o acessório segue o principal'. Casou, ganha uma sogra de presente. E neste caso específico, ainda temos uma exceção, pois laços de afinidade não se desfazem com o fim do casamento.Mas essa sentença faz apenas coisa julgada formal. É possível revê-la a qualquer tempo. Se for consensual, tem que esperar um ano, apenas!Talvez você consiga um 'habeas corpus' e consiga novamente a liberdade. Como disse alguém que não me lembro agora, 'o casamento é a única prisão em que se ganha liberdade por mau comportamento'. Ah! Nesse caso, você será condenado nas custas processuais e a uma pena restritiva de direitos: prestação pecuniária ou perdimento de bens e valores.

´Janela da infidelidade´ é inconstitucional, diz Michel Temer

Única proposta da reforma política enviada pelo Palácio do Planalto ao Congresso no início de fevereiro com chances de ser aprovada este ano, o projeto de lei que abre uma janela de um mês para que os parlamentares troquem de partido sem serem punidos com a perda de mandato é inconstitucional. A opinião é do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), ao avaliar que a chamada janela da infidelidade só poderá ocorrer com a aprovação de emenda à Constituição. O projeto que flexibiliza a fidelidade partidária, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2007, é uma das propostas entregues a Temer e ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que integram a reforma política.
Essa janela só poder ser tratada por mudança na Constituição, afirma Temer Em sua avaliação, a decisão do Supremo sobre fidelidade partidária foi calcada na interpretação de artigos constitucionais. Daí acho mais prudente que essa mudança seja feita por emenda constitucional, observa. Em 2007, o Supremo decidiu que os mandatos de parlamentares pertencem aos partidos que os elegeram. Por isso, pelas novas regras, quem mudar de partido sem motivo justo, na avaliação da Justiça, perde o mandato.
Fonte: Tribuna da Imprensa

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Juquinha

José Carvalho de Menezes, o Juquinha do PT, ex-Secretário Municipal de Educação e ex-assesor da Secretária Estadual de Educação, depois de ser exonerado pelo Governador Marcelo Déda - PT, voltou a andar em Lagarto após um mês de ausência, em um bate papo hoje pela manhã o Juquinha confirmou que será mesmo Candidato a Deputado Estadual, que ainda não tem candidato a Deputado Federal e irá fazer a campanha de Jackson Barreto - PMDB ao Senado, Juquinha também nos disse que ficará no PT, só que agora em outra ala do partido junto com Deputada Ana Lucia e Iram Barboza além do ex-Secretário Nilson Lima. Ficou claro que Juquinha estava triste com o seu grande amigo de outrora, o Governador Marcelo Déda. Durante o tempo que ficamos conversando, varios populares chegaram para se solidarizar com o líder político de Lagarto. Juquinha voltou aos estudos, retornou o curso de Direito, desa vez na faculdade Ages, ainda afirmou que se sente muito feliz no caso da Universidade, pois Lagarto terá seu campus da Faculdade Federal e isso foi uma luta sua, o Juquinha disse que começará as visitas por Lagarto e irá atráz dos amigos, para consolidar a sua candidatura a Assembléia Legislativa.

Reflexão


Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:
- Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?
Ele simplesmente sorriu e contou-me uma história:

‘Era uma vez um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, orientou-lhe para ir ao Inferno.
E no Inferno, você sabe como é. Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- "Você é um canalha! Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!"
Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. Lúcifer, transtornado, desabafou:
- "Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá. Ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece o Paraíso!" E fez um apelo:
- "Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e leve-o de lá!"’.

Quando Ramesh terminou de contar essa história, olhou-me carinhosamente e disse:
- "Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno o próprio demônio o trará de volta ao Paraíso."



Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo e às vezes você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está doente; que a política econômica do governo mudou e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.
As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.
Autor desconhecido

PPS

Todo Lagarto sabe da posição adota pelo PPS no pleito passado, sempre o Partido lutou pelas mudanças aqui em LAGARTO, em 2000 lançarmos o nome do Padre Almeida, em 2004 apoiamos Valmir monteiro e 2008 estivemos denovo com Valmir, quero relembrar a alguns puxa sacos de plantão, que ajudamos e muito a construir a formação política que elegeu Valmir Prefeito, nas convenções partidária o PPS além de ceder seu espaço no rádio consturou junto com Valmir apoios de outras legenda a Candidatura Majoritária, além de ter feito uma aliaça propocional sem causar constragimentos ao Prefeito, pelo contrário sempre ajudando a chapa majoritária, além de acomodar sempre com facilidades as lideranças na chapa de vereadores. Nossa participação foi importante, nas consturas do PSDC, sempre estivemos ao lado do Prefeito auxiliando no que era possível. Quando começou a campanha a maioria dos membros do PPS ficaram do lado de Valmir e aqui abro espaço para falar de minha luta para eleger Valmir Prefeito, eu ITAMAR SANTANA dei meu sangue na tarefa árdua de coseguir eleger o grupo da mudança, me sacrifiquei mostrei ao Partido que o caminho certo era apoiar Valmir, e fui voto vencedor dentro da legenda. O partido deve pouco mais de 900 votos pra vereador, mesma votação pró diferença em favor de Valmir na vitória sobre LILA, levamos liderenças do outro grupo para ficar com Valmir, líderanças que nunca tinha votado com o grupo bole bole, fizermos um acordo de propostas para LAGARTO, propostas ideologicas e programáticas, nunca em troca de cargo. Foi o Próprio Valmir que na convenção do PPS, falou que se caso ganhasse o Partido participaria da sua gestão. Não estou aqui cobrando nenhum cargo ao Prefeito, mais posso dizer que iremos cobrar as propostas de governo que o PPS pregou na praça pública na campanha. Mais iniciei o texto falando aos puxas sacos, quero dizer que me considero aliado do Prefeito e sem dúvida nenhuma um dos responsaveis pela mudança em LAGARTO, agora aqui nesse espaço da impressa escrita tenho responsabilidade com meus leitores e minha independência e imparcialidade não será ameaçadas por ninguém. Iremos sempre levar ao conhecimento dos nossos leitores os fatos que são notícias aqui em LAGARTO e meu direito de expressão não será vetado.

Jornalismo na Progresso

A rádio Progresso de LAGARTO, se prepara para ter de volta seu programa jornalistico matutino, quem organiza a volta do Programa é o ex-Deputado Sérgio Reis - DEM, comenta - se que ele convidou o jornalista Cicero Mendes para produzir o programa, que sem dúvida alguma irá fazer oposição ao Prefeito Valmir Monteiro, e olhe que do jeito que a população vem reclamando da administração municipal não será muito díficil fazer essa tal oposição. Também é comentários pela cidade que o apresentador do programa será o Radialista ex-Eldorado e ex-pupilo do ex-Prefeito Cabo Zé - Paulo do Valle, se realmente se confimar o programa terá bastante audiência, já que o radialista não medirá as palavras para atacar o Prefeito em sua administração. Além claro de levar os nomes do grupo de oposição ao clamor popular. O homem é bom, o homem é espertacular.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

“Não podem abafar o caso Juquinha”, provoca deputado


O vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na manhã de hoje (19) para cobrar uma maior fiscalização das autoridades competentes do caso “Juquinha do PT”, da exoneração do líder político de Lagarto, José Menezes de Carvalho, da DRE’2 da Secretaria de Estado da Educação. Segundo o Democrata, são grandes os indícios de irregularidades cometidos pelo petista e, por se tratar do poder público, não vai deixar que o caso caia no esquecimento.
Para dar maior ênfase às suas colocações, Augusto Bezerra reproduziu no plenário da AL, uma entrevista recente do assessor da secretaria de Educação em um programa de rádio, garantindo que o secretário José Lima tomou conhecimento da situação, preparou um relatório e o encaminhou ao governador Marcelo Deda (PT) para sua demissão em caráter irrevogável.
“Isso é brincar com o serviço público! Juquinha assumiu a DRE’2 sem sequer ser nomeado, porque se achava o dono da Secretaria de Educação. Se este governo fosse sério, o primeiro a ser exonerado seria o secretário pela sua incompetência. Querem colocar no esquecimento este caso Juquinha e nós não vamos deixar. Não se trata de uma demissão de rotina feita pelo secretário, como andam dizendo. Querem levar tudo com a barriga como se nada de anormal estivesse acontecendo”, criticou o Democrata.
Augusto Bezerra ainda disse que “o povo de Sergipe quer saber o porquê de uma empresa prestar um serviço ao Estado em Lagarto e, feito o depósito do dinheiro pela Educação, Juquinha endossar este montante e depositar o valor em sua conta? Isso é grave e o assessor de imprensa da secretaria confirmou que um dossiê sobre o caso foi feito e encaminhado ao governador. Espero que esta turma do governo e do PT não queriam sacrificar o assessor e culpá-lo para encobrir os mais fortes. O assessor não tem culpa por ter falado a verdade. E todos nós, sergipanos, temos o direito de saber o que consta neste relatório”, enfatizou.
Fita – Augusto Bezerra ainda lembrou da denúncia que fez em torno da polêmica fita que trazia uma gravação sobre um suposto pagamento de propinas dentro da secretaria de Estado da Saúde. “Este governo gosta de colocar as coisas no esquecimento. Falei da fita aqui, sobre o pagamento de propinas na Saúde. A fita foi devidamente investigada pela Polícia Federal e nenhum indício de montagem foi registrado. Mas até agora nenhuma resposta foi dada. Assim também quando denunciamos que foi usado um lote inteiro de soro vencido no Hospital João Alves. A larva que apareceu na comida de um paciente, também naquela unidade de Saúde, disseram que era sabotagem. Mas nós vamos continuar batendo nestes assuntos e em outros, durante este ano que se inicia na AL”, prometeu. Fonte Ne noticias

Givaldo da Galinha

EXTRA! EXTRA! EXTRA!
O suplente de Vereador Givaldo da Galinha - PRB, líder político do povoado Genipapo, hoje pela manhã teve um conflito com o Prefeito Valmir Monteiro - PSC, Soubemos pelo Professor Fernando que Givaldo ameaçou rompe políticamente com o Prefeito. Depois da discursão o Givaldo ligou para o ex-Prefeito Cabo Zé - PTN, para comunicar do fato, o Cabo pediu calma ao líder político do Genipapo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Aconteceu em LAGARTO

Valmir

O prefeito Valmir Monteiro - PSC, esteve hoje pela manhã na abertura dos trabalhos legislativos de Lagarto, na sua explanação falou de uma nova Lagarto, dos seus trabalhos e disse que Zeze Rocha- PTB deixou três milhões em dinheiro na prefeitura. O Prefeito foi acompanhado do Secretário de Administração ISMAR VIANA e do assesor Palarmentar Aloisio Andrade (Prefeitinho).

Flamarion

O líder do Prefeito naquele poder o Vereador Flamarion Déda - PT, usou da palavra citou as política públicas e como deverá ser pautada o mandato popular que exerce, agradeceu a indicação de líder da situação.

Oposição

Pela oposição os Vereadores Euzebio - DEM e Fraga - PSDB usaram da palavra, Euzébio mostrou que irá fazer uma oposição serrada, porém respeitosa, Euzébio defendia o mandato do Ex-Prefeito Zeze Rocha - PTB, e Fraga cobrava ações para a Brasília.

Sérgio

O ex-Deputado Federal Sérgio Reis - DEM, esteve almoçando hoje com um dos proprietários do Jornal Sergipe Hoje, Radhamés, com o jornalista Cicero Mendes e o líder da oposição na Câmara o Vereador Euzébio, claro que o prato principal era política. Acho que o Sérgio já começa a planejar a oposição ao Prefeito Valmir Monteiro - PSC.

GORETTI COMEÇA COM CRITICAS A VALMIR

Na manhã desta terça-feira, 17, a deputada estadual Goretti Reis (DEM) fez seu primeiro pronunciamento na Assembléia Legislativa. O início de sua fala foi de agradecimento aos colegas pelas saudações das boas vindas e também pelo seu aniversário que aconteceu no último dia 13.

Goretti lembrou que está na Casa para realizar trabalhos dignos como tem sido sua trajetória de vida, sempre pautada na decência e na dignidade.

“Ocupo a tribuna no dia de hoje (terça-feira-17) na tentativa de sensibilizar o atual prefeito de Lagarto Valmir Monteiro, que está desrespeitando o grupo vulnerável da 3ª idade”. A deputada explicou que em Lagarto existe o Asilo Santo Antônio há mais de 40 anos e hoje abriga uma média de 30 idosos. A instituição sobrevive de doações e até o início do ano contava com o apoio de 8 funcionários da prefeitura, era uma parceria entre o asilo e o órgão público, mas infelizmente essas pessoas foram recolhidas sem explicações deixando de dar assistência ao local.

De acordo com a deputada a diretora do Asilo, Valderi Ferreira da Silva encaminhou ao prefeito, no dia 14 de janeiro um ofício pedindo a volta dos servidores, mas não houve resposta. Lembra ainda que o no mês de janeiro o pagamento desse pessoal foi feito pelo líder político lagartense Arthur Reis. “È necessário respeitar o idoso, temos o estatuto e, além disso, é preciso o bom senso, não podemos retirar o pouco que lhes é dado. A prefeitura não pode se esquivar de tal responsabilidade, isso é retaliação política. Hoje em Lagarto existe uma média de 6 mil idosos, e no país 15 milhões, não podemos fechar os olhos para essa realidade. Por isso não poderia deixar de estar aqui pedindo ao prefeito Valmir que repense o caso e volte a permitir a parceria, é preciso deixar de lado questões políticas, o importante não são os grupos a que pertence à população, e sim o bem que a elas pode ser feito”, assim encerrou o pronunciamento. Fonte FAXAJU

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aconteceu em LAGARTO

MARCELO

Hoje pela manhã, os comentários do Blog do nosso amigo e aliado de partido, Marcelo Maratá era o comentário das rodas políticas de LAGARTO; na Câmara de vereadores, nos caldeirões das fofocas e até mesmo na prefeitura de Lagarto, as notas que Marcelo vem postando no seu Blog, www.marcelomaratapolitica.blogspot.com, vem causando um certo desconforto em alguns membros do alto escalão da prefeitura, chegaram até a ligar para o Marcelo pedindo que ele retira-se a nota do ar na página do Blog. Muitos acharam ruim o que Marcelo vem publicando, que é uma coisa natural cobrar atenção do líder político que ele ajudou a eleger é absolutamente normal e ainda mais amigo é aquele que mostrar os erros e diz o que tem necessidade de ser falar, não aquele que só fala o que o líder que ouvir. Estamos em um Estado Democratico de Direito, esperamos que não acha retaliação a liberdade de expressão do companheiro Marcelo Maratá.

Câmara de Vereadores

Amanhã dia 18/02 inicia -se os trabalhos legislativo do poder em LAGARTO, o Prefeito Valmir Monteiro garantiu que irá pessoalmente levar a mensagem do executivo de bons trabalhos ao legislativo, Valmir também deverá entrega o projeto de lei da reforma administrativa municipal. Hoje pela tarde Valmir esteve reunido com os vereadores da base, para escolher o líder da situação. O Vereador Flamarion DEDA - PT, deverá ser o indicado. Pela oposição o Vereador indicado deve ser Fraga da Brasília - PSDB, já que não faz parte da mesa diretora da Câmara, mesa essa que é dirigida pelos vereadores de oposição. Xexeu Presidente, Carminho Vice, Bruno Secretário e Euzébio 2º Secretário.

Freire defende direito de Jarbas de denunciar corrupção



O presidente do PPS, Roberto Freire, defendeu o direito do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) de exercer o papel "que é próprio do parlamentar, de denunciar o que julga estar errado". Para isso serve a imunidade da palavra e do voto, observa. "Não é para roubar não".Freire rebateu as críticas feitas ao ex-governador, de que ele deveria apresentar fatos ao acusar o PMDB de ser um partido corrupto. "Jarbas não é um membro do Ministério Público nem agente de polícia para investigar", disse.Coragem
Freire elogiou a coragem de Jarbas Vasconcelos e chamou de "grave equívoco" a avaliação de que o senador teria generalizado ao denunciar que ‘boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção’, citando como exemplos dessa prática manipulação de licitações, contratações dirigidas, utilização de cargos na administração pública para fazer negócios e ganhar comissões, entre outros.Segundo Roberto Freire, não há muita "novidade" nas afirmações do senador. "A denúncia teve impacto por causa do órgão de imprensa em que foi veiculada (páginas amarelas da revista Veja) e pela respeitabilidade de que goza Jarbas Vasconcelos. Fonte www.PPS.org.br

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BINHO



O ex-Vereador Pablo Almeida o Binho - DEM, filho de Eraldo da Carmelita, mesmo sem mandato eleitivo, continua a fazer política, Binho vem sempre disposto a atender seus amigos e aliados, apesar de perder as eleições o ex-Vereador foi prestigiado pelo povo de LAGARTO, pois teve mais de 1500 votos ficando de fora pela tal legenda. O ex-Vereador irá tentar denovo um mandato eletivo e já está em plena ação. Aproveitei e o convidei para se filiar ao PPS, proposta que o Binho ficou de pensar com carinho. O ex - Vereador comanda um grupo grande de líderanças políticas espalhadas por todo LAGARTO. O líder nato é sempre visto de longe.

Reclamações

O povo de Lagarto, começou a reclamar por todos os cantos da cidade, a revolta do povo e da chamada linha de frente da campanha de Valmir é grande. O motivo é que os cargos de confiança na prefeitura estão sendo ocupados pelos antigos e até novos saramandaias, além de ficar muitos saramandaias está entrando outros novos saramandaias, ai a turma da mudança está revoltada. E por sinal a Fm Eldorado está sendo bastante democratica deixando o povo das mudanças reclamarem no ar e mesmo o apresentador do programa fala LAGARTO o radialista Alex Dias vem apoiando essas reclamações, Alex também é Secretário de Comunicação da Prefeitura e nem por isso deixa de ser leal ao seus princípios, é assim que se faz um bom assesor e amigo, fala quando acontece o erro. Sabemos que em breve o Prefeito Valmir Monteiro irá tomar as providências e chama seus amigos para ocupar os cargos e mostrar que a turma da Mudança é competente também para ajudar a administrar, já que foi competente para ajudar a eleger o Prefeito das Mudanças.

Pedrinho Côrreia

O Secretário Municipal de OBRAS, Trasporte e Urbanismo de LAGARTO, o senhor Pedrinho Côrreia - PRB, é sem dúvida um dos melhores secretários da Administração Lagarto Crescendo com Todos, ele atende todos com muito bom grato, e todos ficam muito satisfeito com a atenção do Secretário, já era esperado por todos que conhecem o Pedrinho esse comportamento dele, aliados do Prefeito que foram prestígiados na administração já colocam o nome de Pedrinho como provavel candidato nos pleitos futuros, uma boa parte de outros aliados não prestigiados pelo prefeito afirmam que só em Pedrinho ele votariam e trabalhariam para eleger, pois conhecem a boa idole do Secretário. É mais um nome surgindo para uma possível candidatura já em 2010. O relacionamento do Secretário é muito bom em LAGARTO e em todo o Estado, já temos informações que vereadores e ex- Deputados de outros município, já declaram apoio a Pedrinho se caso ele confirme sua candidatura.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vem ai!





Pode anotar, Lagarto terá em Breve sua emissora de rádio comunitária, a FM Juventude 104,9 que deverá em junho ir ao ar, quem garante é o Presidente da Associação Radiofônica, o Senhor Aloisio Andrade mais conhecido carinhosamente como Prefeitinho, "foi e é uma luta diaria para realizarmos esse sonho e podemos ter agora em março a portaria em nossas mãos, o Presidente LULA vem a LAGARTO e vai anunciar junto com a Faculdade Federal a Rádio Comunitária, espaço de todos os cidadãos de bem da nossa LAGARTO. Prefeitinho é o idealizador dessa idéia. Parabéns

Rio sediará Congresso Nacional do PPS em julho

Por: William Passos
A Executiva Nacional do PPS aprovou neste fim-de-semana a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar o XVI Congresso Nacional do partido. Sob o lema” Brasil: Sem Mudança Não Há esperança”, este é o maior encontro da legenda que terá como principal objetivo estabelecer as linhas de ação visando, principalmente, as eleições de 2010. O encontro também aprovou o Guia com as normas dos congressos nacional, estaduais e municipais da legenda. Reunidos em Brasília, os integrantes do PPS definiram como um dos principais encaminhamentos para o grande encontro que será realizado entre os dias 10 e 12 de julho a consolidação do Bloco Democrático e Reformista. O BDR, como é chamado, reúne ainda o PSDB e o DEM e desde dezembro do ano passado vem fazendo ações conjuntas no âmbito do Congresso Nacional. A meta é intensificar as ações nos estados e municípios.“O Congresso se comprometerá com a construção e coesão de um novo bloco político, capaz de ganhar as eleições e governar o país a partir de 2011. Somos um partido decente e defensor intransigente da democracia e das mudanças”, afirmou o presidente nacional do PPS, Roberto Freire.É durante este evento que também são escolhidos os dirigentes do partido para os próximos dois anos. Participam com voz e voto aqueles filiados que estiverem em dia com sua obrigação financeira e lideranças convidas pela direção da legenda.O Congresso Nacional é precedido de encontros regionais. São eventos preliminares. O período para a realização dos congressos estaduais é entre 16/05 e 14/06. Já os municipais devem ocorrer entre 26 de março e 10 de maio.Freire sugeriu à Executiva que os dirigentes estaduais intensifique os convites para lideranças de outros partidos e pessoas não filiadas para participarem dos eventos regionais. Lembra que essa experiência foi adotada com sucesso na Conferência Caio Prado Júnior, realizada em 2007. “Com isso, vamos abrir as discussões, oxigenar o partido e trazer algo muito concreto: o convite não é apenas para ser candidato. É para discutir política e programa do partido, algo que é muito mais importante porque cria maior relação e compromisso”, justificou. Lançamento oficialNo dia 25 do mesmo mês haverá o lançamento oficial do XVI Congresso Brasileiro do PPS. A idéia é realizar a solenidade na Câmara dos Deputados, onde será anunciado ao país aquele que pretende ser o maior dos eventos nacionais já realizado pelo partido.A Executiva também decidiu convocar para os dias 21 e 22 de março a próxima reunião do Diretório Nacional, que será realizado em Brasília.FerramentasA Direção do PPS criará e colocará à disposição dos filiados um hotsite para facilitar a troca de informações e discussões que poderão ser levadas ao debate no Congresso Nacional. Fonte: http://www.pps.org.br/

CAGP SE REÚNE COM A COORDENAÇÃO



No dia 11 de Fevereiro de 2009 os atuais gestores do Centro Acadêmico Gustavo Plech (Marcia, Itamar Santana, Abrãao e Sheila) se reuniram Com o novo Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Universidade Tiradentes - UNIT, Campus Itabaiana/SE o Prof. Alexandre Regis Cordeiro, para conversar sobre os problemas e desafios enfrentados pelos estudantes e desenvolver uma parceria de trabalho no sentido de melhorar a qualidade do curso e satisfazer as necessidades dos estudantes. Na mesma ocasião Abraão Torres de Oliveira (Coordenador de Relações Institucionais do CAGP) juntamente com o Prof. Alexandre, visitaram as salas desejando a todos Boas Vindas a mais um semestre de curso e colocando-os a disposição de todos.

Fonte: http://www.cagp.hd1.com.br/

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Reforma Política: PPS é contra "janela" para troca de partido e fim das coligações



Por: William Passos
Ao analisar o projeto de reforma política enviado pelo governo esta semana ao Congresso Nacional, a bancada do PPS já se posicionou contrária a dois temas constantes da matéria: a criação na legislação de uma espécie de “janela” para a infidelidade partidária e a proibição da coligação nas eleições proporcionais. De acordo com o líder Fernando Coruja (SC), apesar de ter havido mudanças na proposta do governo em relação à possibilidade de o parlamentar dispor de um período para a troca de partido antes da realização da eleição subsequente, o PPS considera o dispositivo uma “brecha” para que o político, eleito por uma legenda, exerça parte do mandato em outra agremiação.A preocupação faz todo o sentido porque uma das propostas da reforma, especificamente o projeto de lei 4635/09, diz que não serão punidos com a perda do mandato o parlamentar que se filiar a nova agremiação no período entre 10 de maio do ano eleitoral até o início do prazo para a realização das convenções partidárias, ou seja, 10 de junho. Isso significa que um político pode se eleger por um partido e cumprir os meses finais de seu mandato em outro. No caso de parlamentar (vereador; deputados distritais, federais e estaduais; e senador), como o término do mandato só ocorre em janeiro do ano pós-eleitoral, o “infiel” terá cumprido 9 dos 48 meses de mandato em partido diferente daquele pelo qual se consagrou nas urnas.O dispositivo que institui a tal “janela para a infidelidade” pode causar um outro questionamento jurídico: Por quê o prazo para filiação partidária para a população em geral é de, no mínimo, um ano antes da data da eleição, enquanto que para os detentores de mandato esse prazo vai até três meses antes da realização do primeiro turno?Federação de partidosO líder do PPS criticou também o fim das coligações nas eleições proporcionais. De acordo com o projeto de lei 4637/2009, só serão permitidas as alianças partidárias na eleição para presidente da República, governos estaduais ou municipais e para o Senado Federal. Coruja disse que o partido estuda apresentar uma proposta que cria as federações de partido. É a união de duas ou mais legendas para um período que ultrapassa o momento da eleição. Hoje um partido pode se unir a outro para um pleito eleitoral e desfazer a parceria logo em seguida.E, em caso de coligação na eleição majoritária, o tempo de propaganda no rádio e na TV será unicamente o do partido com o maior número de representantes na Câmara. Este item também é alvo de críticas da bancada. Listas fechadasFernando Coruja disse que defende a instituição das listas fechadas e o financiamento público de campanha. Estes dispositivos estão previstos nos PL 4636/2009 e 4634/2009, respectivamente. No caso do financiamento, este passaria a ser forma exclusiva de patrocinar uma candidatura. Uma das alegações que se faz na defesa deste mecanismo é que o financiamento de campanha com dinheiro público diminui a interferência do setor privado sobre as ações parlamentares e garante a igualdade de forças entre os candidatos.O deputado do PPS também disse ser favorável ao projeto que torna inelegível a pessoa que tiver contra si representação julgada pela Justiça Eleitoral, por meio do seu respectivo colegiado. A mesma punição vale para aquele que for condenado criminalmente em decisão de primeira instância transitada em julgado, pela prática de crime contra economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público, o mercado financeiro, pelo tráfico de entorpecentes e por crimes eleitorais, pelo prazo de três anos após o cumprimento da pena. Fonte www.pps.org.br

“O governo Déda é uma orquestra desafinada”

Texto: Joedson Telles
Definindo o governo Marcelo Déda (PT) como “uma orquestra desafinada”, o ex-deputado federal João Fontes (PPS) lamentou ontem a postura de Marcelo Déda frente aos problemas que ele está tendo que enfrentar como governador do Estado – sobretudo em relação não apenas à cobrança dos professores, no que tange o pagamento do piso de R$ 950, mas também à insatisfação da Polícia Militar. Segundo João Fontes, o então deputado federal Marcelo Déda esteve na trincheira da histórica luta dos professores pelo piso, mas o governador Marcelo Déda, hoje do outro lado, parece não compreender muito bem o processo. João diz que faz as observações com “amargura”, pois torce para que o governo Déda dê certo. “Déda não pode apagar a história. Ele lutou com os professores e agora é aquela expressão: ‘quem pariu Matheus que balance’. Tenho acompanhado com preocupação as entrevistas de Déda e sinto que ele demonstra um certo cansaço com o executivo. Ele está desestimulado”, enxerga João Fontes. O parlamentar acredita que o governador se expõe demais. E diz que o governo precisa de um secretário de Comunicação que defenda o governo, para que Déda não precise se expor tanto. “Tudo é Déda quem fala. Isso não é bom para um governador”, diz. O ex-deputado federal salientou ainda que o governador Marcelo Déda chegou à Câmara Federal após uma convenção do PT na qual o voto da deputada Ana Lúcia Menezes (hoje secretária de Inclusão Social) foi o divisor de águas para que o candidato fosse ele, Déda, e não o então petista Ismael Silva. “Então, vejo como algo absurdo Déda dizer que o Sintese vendeu ilusões aos professores. O Sintese sempre foi aliado. O lado mais progressista do governo. E a parte melhor que tem hoje no PT é a Articulação (grupo do Sintese), e um rompimento é ruim para o governo”, acredita João Fontes. Na ótica do ex-parlamentar federal, um governador que anuncia em todo o Estado de Sergipe que tem mais de R$ 1 bilhão em caixa, mas não consegue negociar com os trabalhadores, espelha indisposição para o executivo. “Déda passa por um período de baixo astral. Digo isso não como oposição, mas lamentando, pois gosto de Déda. As declarações dele com a Polícia Militar... Nem Albano Franco, que enfrentou um aquartelamento, agiu assim de forma tão intransigente. Déda está demonstrando cansaço. Ele chegou a dizer numa entrevista que já tem 10 anos no executivo e, ‘se for assim’, não quer mais. É muito preocupante. Mas acredito que há tempo para o barco reencontrar o rumo”, disse. Fonte Jornal da Cidade.

Extra! Execução em Lagarto: Edmilson de Abílio, o Xerife sofre atentado a tiros.

Por volta das 19 horas desta quarta-feira, 08/02, no centro da cidade de Lagarto, região centro-sul de Sergipe, dois elementos, em uma moto Honda preta de 150 cilindradas, sem placa, se aproximaram de José Adenilson de Lima, conhecido por Edmilson de Abílio ou Xerife, e fizeram vários disparos atingindo o alvo algumas vezes. Informações preliminares dão conta de que o "Xerife" estava conversando com um conhecido próximo a clinica de urgências médicas quando os atiradores se aproximaram e fizeram os disparos. Há ainda a possibilidade de ter havido troca de tiros. Edmilson de Abílio foi socorrido no hospital Nossa Senhora da Conceição, e em seguida removido pelo SAMU para uma unidade de urgência em Aracaju sob escolta policial. Em 2007 Edmilson de Abílio foi preso pela policia federal durante a operação Caipora, acusado de contrabando internacional de cigarros como integrante de uma quadrilha que operava nos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo e Paraná. Maiores informações a qualquer momento. Fonte www.nabocadopovo.jor.br

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pré - candidatos de LAGARTO

Lagarto é uma cidade que vive política sempre, não importa se é tempo eleitoral ou não, por isso iremos aqui anotar e comentar os nomes que já circulam na cidade como pretensos candidatos em 2010.
Fábio Reis - Filho do Deputado Federal Jerônimo Reis, líder maior do Grupo Saramandaia, Fábio deverá substituir o pai na política, vai tentar se eleger Deputado Federal.
Gorete Reis - Atual Deputada Estadual, assumiu com a vitória de Valmir para prefeito de Lagarto, Gorete é irmã do Deputado Federal Jerônimo Reis e filha do clã do Saramandaia o ex-Deputado Artur Reis, Gorete deverá concorrer a reeleição a uma cadeira na Assembléia Legislativa.
Manoel da Lagartense - ex-Vereador por vários mandatos, foi candidato a vice - Prefeito na chapa derrotada do Saramandaia no pleito passado, Manoel deverá tentar novamento ir a assembléia legislativa, já que em 2006 foi bem votado em sua tentativa anterior.
Cabo Zé - Ex- Prefeito de LAGARTO, foi fundamental na vitória de Valmir ano passado, o Prefeito já declarou de público que vai apoia - lo na disputar eleitoral do próximo ano, o Cabo Zé será candidato a Deputado Estadual.
Luiza Ribeiro - apesar de ter sido mal votada no pleito passado, LUIZA ficou como 1ª suplente na eleição passada para deputada, por isso a filha de Ribeirinho deverá tentar voltar a assembléia legislativa, dessa vez como titular.
Ibrain Monteiro - Filho do Prefeito de LAGARTO, Valmir Monteiro, se fala muito que se o Cabo zé realmente não possa disputar, o prefeito não abriria mão de indicar seu filho a uma vaga a assembléia.
Gustinho Ribeiro - Vereador também é lembrado, caso seu tio avo o Cabo zé não possa disputar a eleição, comentários é que a familia Ribeiro não abre mão da vaga a assembléia legislativa.
Nome Novo - Existe uma corrente de políticos insatisfeitos com bi-polaridade entre Saramandaia e Bole bole, que em sua grande maioria foram esquecidos pelo prefeito Valmir Monteiro, construindo uma formação política nova para Lagarto. Esse grupo deverá lançar um nome indepedente a assembléia legislativa.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eleição suplementar: Os números confirmam; Luana é a nova prefeita de N.S.da Glória.


Luana Michelle Oliveira,PR(foto), é a nova prefeita do município de Nossa Senhora da Glória, no sertão de Sergipe. Ela obteve 10.406 votos, 63,2%, contra 6.060 votos, 36,8% do candidato do PT, Chico do Correio. Foram apurados 276 votos em branco, e 474 votos nulos. 17 mil 216 eleitores compareceram aos locais de votação; a abstenção foi de 3.819 eleitores. "Quero agradecer a todos os eleitores que votaram em Serginho e não puderam comemorar. A minha vitória é uma maneira de retribuir a cada um deles e dizer que foi uma resposta", disse Luana durante entrevista. Neste momento a prefeita eleita comemora a vitória no meio do povo. Luana Michelle é assistente social e estudante de Direito. Os números foram fornecidos pelo cartório eleitoral da cidade. Fonte .www.Nabocadopovo.jor.br

Câmara de Vereadores

A câmara de Vereadores de LAGARTO, convocou um concurso público, administrada pela empresa Amiga Pública, para ser realizado ano passado, mais até agora nada de realização das provas, pedirmos ao Presidente do Poder legislativo, o Vereador Xexeu - PSDB, que dê uma definição para os inscritos, ou devolver o valor da isncrição ou faz o concurso e chama os aprovados, vivemos em uma democracia e o cidadão merece respeito. Vamos pessoalmente levar nossa preocupação ao Vereador - Presidente, para tentar resolver essa situação.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Visitas

Estamos cada vez mais presentes, nas visitas pelo município de Lagarto, e pelo estado de Sergipe, além de participar da tradicional de festa do Carnatobias em Tobias Barreto, estavamos presentes em diversos povoados de LAGARTO, acompanhando de perto os famosos natais de seus povoados, além de acompanhar nesse domingo a final do campeonato amador de futebol de LAGARTO, juntamente com o Ex-vereador DUDU Santos, que também pensa na formação de um novo grupo, visando as eleições de 2010 e 2012. Já conversamos com muitas líderanças expressivas e estamos agendando uma grande reunião para depois do Carnaval, com intuíto de restruturar o Partido Popular Socialista. Certo entre alguns líderes do grupo é a vontade de lançar um candidato a Deputado Estadual de Lagarto e fazer dobradinho com um federal de peso no Estado de Sergipe. Também estar certo uma reunião com integrantes do PPS de Simão Dias o Presidente local daquele município o Lero, estará presente a esse projeto, e poderá também apoiar esse nome lagartense que será abrigado pelo PPS, para disputar um mandato eletivo em 2010 representando todos do Bloco das Mudanças. Quem também esteve conversando conosco foi o pré - candidato ao Senado João Fontes do PPS, que irá junto com Wellington Mangueira-PPS, ajudar a fortalecer essa idéia de renovação na política de LAGARTO e SERGIPE.
ASS: ITAMAR SANTANA
Presidente do PPS/LAGARTO

sábado, 7 de fevereiro de 2009

MACHADO DEVE SER CANDIDATO DO DEM A GOVERNADOR E JOÃO ALVES AO SENADO

Durante reunião de membros do DEM, neste sábado (07) pela manhã, foi lançado o nome do deputado federal José Carlos Machado como candidato a governador pelo partido em 2010 e o do ex-governador João Alves Filho para o Senado. O lançamento partiu do deputado estadual Augusto Bezerra, com o apoio de todos que participavam do encontro.
- É um nome novo, aberto a todos os segmentos políticos, competente e que tem feito um grande trabalho por Sergipe na Câmara Federal, disse o deputado Augusto Bezerra, acrescentando que o nome de Machado dá um pensamento novo ao DEM.
O ex-governador João Alves Filho (DEM), que vem sendo citado como provável candidato a governador em 2010, não estava na reunião, mas será Augusto Bezerra o mensageiro para levar o comunicado. Na opinião de todos que participaram da reunião, a candidatura de Machado ao Governo e a de João Alves ao Senado, pode alterar os rumos da discussão política em torno da sucessão em 2010.
Augusto Bezerra assumiu para ele a tese do lançamento da chapa para a sucessão em 2010 e lembra que “já que se fala em renovação o nome do deputado federal José Carlos Machado é o que atende a essa opção”.
Surpreso – José Carlos Machado foi convocado para a reunião, mas não sabia do lançamento de seu nome para governador: “fico surpreendido e agradecido”, disse ele com exclusividade para o portal Faxaju Online, acrescentando que tudo isso tem que ser muito bem conversado e aprofundado.
Segundo Machado, uma decisão que envolve sucessão estadual e candidatura ao Senado tem que ser discutida à exaustão. Ele disse que não descarta da possibilidade de disputar o Governo do Estado: “é um desafio que depois de concretizado não posso recuar”, disse.
Para Machado é preciso pensar bem quais partidos a sua candidatura agregaria, “porque não dá para pensar nisso só com DEM e PP”. Já o deputado Augusto Bezerra tem certeza que uma chapa com Machado para governador e João para o Senado “vai atrair outros partidos importantes e vários políticos”. Quanto ao ex-governador João Alves Filho, que ainda não foi informado, Augusto diz que “ele vai reagir bem”. Fonte Faxaju

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Carnatobias

O tradicional Carnaval antecipado de Tobias Barreto, o carnatobias começou ontem em auto clima festivo, com a atração Principal sendo Chiclete Com Banana, levou milhares de foliões para a avenida pricipal de Tobias Barreto. E com isso vários políticos do Estado aproveitaram para se fazerem presentes, antecipando o clima eleitoral de 2010, por lá foi visto Jackson Barreto - PMDB, pulando no Bloco Popaye atrás do Chiclete como ele faz no Pré caju. Também estava presente o Deputado José Carlos Machado - DEM, que nos confirmou que irá disputar uma cadeira no Senado Federal, além dos Deputados Augusto Bezerra - DEM e Venâncio Fonseca - PP, o Prefeito de Itabaiana Luciano Bispo - PMDB, também foi converir a festa, além do Ex-Deputado Federal Sérgio Reis - DEM que comandou de perto o camarote do seu irmão Fabio Reis (sem partido). Fábio aproveitou bastante o primeiro dia do carnaval antecipado para se mostrar a disposição de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, que hoje é ocupada por seu Pai Jerônimo Reis.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Aconteceu em LAGARTO

Áurea Ribeiro

Hoje pela manhã no gabinete do Prefeito Valmir Monteiro - PSC, aconteceu a posse da Senhora Áurea Ribeiro - PV na Secretária de Industria, Comercio e Turismo, foi bastante concorrida, presentes vários Secretários Municipais, vereador gustinho Ribeiro - PV e lideranças políticas, no discurso da nova Secretária ela agradeceu a oportunidade e no fala de Valmir, ele disse que todos participaria da sua administração. O Cabo zé foi o mais festejado no evento.
Maurício Pimentel
Quem também Chegou a tempo de participar da solenidade de Posse da Senhora Áurea Ribeiro, foi o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, após a solenidade junto com Ibrain Monteiro e o Prefeito Valmir foram ao Ribeirão e Estádio Paulo Barreto, lá o Prefeito ouviu do Secretário de Esporte que passaria as duas praças de esporte para o municipio de Lagarto administrar.
Clayton MOORE
O jovem Clayton Moore - PT, com essa noticias do Secretário de Esporte do Estado, acabou caindo da administração, já que o Prefeito Valmir não irá convida - lo a ficar a frente das pasta, já que Clayton foi aliado de LILA - PSDB na eleição Passada, aliados de Cleyton Garante que mesmo sem administrar as praças de esporte ele continuará recebendo do Governo do Estado, já que foi aliado de DEDA na eleição passada, também dissem que o Petista tem o apradrinhamento da Deputada Conceição e do ex-Senador Zé Eduardo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Direitos Socias

Art. 6ºSão direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

O texto da Constituição Federal no seu artigo 6º, garante ao cidadão todos esses direitos enumerados acima, agora fica a pergunta, será que temos isso tudo aqui no Brasil? Precisamos tomar uma verdadeira providência na luta contrar as desengualdades, vamos mudar a nossa sociedade, você pode e dever fazer essas mudanças. Seja um verdadeiro cidadão. Participe.

Desfiliação Partidária

Lei 9096/95 (Lei dos Partidos Políticos):Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.Parágrafo único. Decorridos dois dias da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos.

Direito Político

Direitos políticos abrangem tanto o direito de votar como o direito de ser votado. É o que chamamos de capacidade eleitoral ativa e a capacidade eleitoral passiva. Este direito de votar e ser votado pode ser exercido por qualquer cidadão. Porém, para ser candidato, não basta ser apenas cidadão, é necessário possuir as condições de elegibilidade e não incidir em nenhuma hipótese de inelegibilidade.De acordo com o art. 14 da Constituição Federal as condições de elegibilidade são: a) nacionalidade brasileira; b) pleno gozo dos direitos políticos; c) alistamento eleitoral; d) domicílio eleitoral na circunscrição da eleição; e) filiação partidária; f) ter a idade mínima exigida. No exercício de suas funções, estão vedadas as atividades político-partidárias, a Magistratura( Juizes de Direitos ) e os membros do Ministério Público.

Eldorado

A nova programação jornalista da Fm eldorado começará proxima segunda feira dia 09/02, com o comando do ex-vereador o jornalista Alex Dias, com a produção de Aloisio Andrade conhecido como Prefeitinho, as sextas feiras o programa terá a participação do Prefeito Valmir Monteiro, nesse dia o Prefeitinho também estará a frente da produção. Vamos aguardar as novidades na Fm Eldorado.

Ribeirão

Quem pensa que vai derrubar o jovem clayton Moore - PT fácil do comando do ginásio de Esporte Rosendo Ribeiro Filho o Ribeirão se engana mesmo, é que o jovem está certo de apoiar a Deputado Conceição Vieira - PT, pra deputada estadual e o ex-Senador Zé Eduardo pra federal, inclusive hoje o jovem almoçou com Zé ao lado da liderança jovem do PT Fredson. Clayton Moore ganhou espaço político sendo candidato a Deputado estadual em 2006 pelo PPS, hoje no PT trabalha o nome dessa dupla Conceição e Zé em LAGARTO.

Paulo

O radialista Paulo do Valle, poderá estreiar no Sistema Progresso de comunicação de propriedade do ex-prefeito Zeze Rocha - PTB, comenta - se, que o Deputado Federal Albano Franco - PSDB arrendou o horario matutino das duas emissoras do ex-Prefeito, Progresso Am e Aparecida Fm, e dará total apoio para que do Valle volte ao radio lagartense, o Programa o povo no rádio deverá voltar ao ar ainda esse mês, dissem que por de tráz disso tudo estar o Presidente do Poder legislativo municipal o vereador Xexeu - PSDB, o vereador que comandar pessoalmente a oposição ao Prefeito Valmir Monteiro - PSC. Se isso tudo se confirmar mesmo, como se comenta nos caldeirões da fofoca lagartenses, o Paulo do Valle irá dar muita dor de cabeça ao Prefeito Valmir, visando o crescimento do grupo de oposição aqui em LAGARTO, que além do PSDB de Xexeu conta também com o DEM do Deputado Jerônimo Reis, além de outras legendas menores.

POSSE

Será amanhã dia 05/02 a posse da senhora Áurea Ribeiro, como Secretária de Industria e Comercio de LAGARTO, o local da posse será no prédio do executivo Municipal a partir das 10:00 horas. Áurea é esposa de Luiz Augusto Carvalho Ribeiro auditor do Tribunal de Contas do Estado e nora do Velho Guerreiro Ribeirinho, além de mãe do Vereador Gustinho Ribeiro do PV.
Áurea Ribeiro já concorreu por duas vezes como vice de Valmir Monteiro - PSC, em 1996 e 2004, ela também foi candidata a Deputada Estadual em 2006, porém nunca obteve vitórias em suas tentativas de ocupar um cargo eletivo, agora assumir pela primeira vez uma Secretária Municipal.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Expectativa

A expectativa dos líderes políticos que apoiaram o Prefeito Valmir Monteiro - PSC no pleito passado é enorme, esse blogueiro que também foi candidato a vereador do lado do prefeito, além de ser o Presidente do PPS e ajudar muito antes, durante e depois das convenções partidárias e processo eleitoral, também está na aguarda. Além das cobranças das lideranças do PPS, membros de outras legendas vem a nos desabafar, Vamos aguardar o Prefeito sei que ele irá usar do bom senso e lembrar de quem realmente ajudou a elejer ele Prefeito de LAGARTO. Sonho constante do nobre PREFEITO.

EDVALDO DIZ QUE NÃO LOTEIA A PREFEITURA E NEGA QUE VALADARES TENHA VETADO O PSC

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), disse com exclusividade ao Faxaju Online, que não fechou nenhum compromisso com pessoas ou partidos políticos, para que o apoiasse à reeleição em troca de cargos na Prefeitura.

Em razão dessa posição, Edvaldo disse que nunca comentou com ninguém sobre vetos a partidos da base de apoio. Segundo o prefeito, nas conversas que teve como o senador Antônio Carlos Valadares, presidente de honra do PSB, só tratamos de interesses do partido dele e do PCdoB:

- Valadares é um político leal, sério e nunca conversou comigo sobre outros partidos. Sempre tratamos do que se relacionava com o PSB, disse Edvaldo.

Edvaldo Nogueira desmentiu que tivesse comentado com qualquer membro de outro partido, algum veto do senador Valadares para participação na administração municipal: “os partidos participam do Governo, à medida que algum dos seus membros se torna importante para o processo administrativo”, acrescentou.

Edvaldo disse que considerou estranha essa conversa sobre vetos feitos pelo senador Valadares ao PSC: “não faço, não farei, nem aceito nenhuma pressão para que eu promova o loteamento da Prefeitura com partidos políticos”.

O prefeito Edvaldo Nogueira deixou bem claro que não vai aceitar que tentem montar prováveis discursos para as eleições de 2010, colocando o seu nome como “bode expiatório”.

Considerou uma “injustiça que se comete contra o senador Valadares dizer que ele vetou nomes do PSC para participar da administração municipal. É tentar nos jogar um contra o outro. Além disso, é uma atitude de quem pretende antecipar minha participação no pleito de 2010”.

Edvaldo concluiu que não vai se envolver agora em nenhuma disputa eleitoral, porque pretende dar continuidade ao seu trabalho à frente da Prefeitura de Aracaju. Mas antecipou: “os meus candidatos em 2010 são Marcelo Déda para governador, Valadares e Jackson para o Senado”.

Razão – A razão da reação de Edvaldo Nogueira foi uma reação à matéria divulgada pelo radialista Gilmar Carvalho, na manhã desta terça-feira (4), na Ilha FM, denunciando que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) havia vetado o nome de amigos de Edvan Amorim e de membros do PSC, que seriam nomeados pelo Prefeito Edvaldo Nogueira, para ocupar cargos na Administração Municipal.

De Brasília, o senador Valadares tomou conhecimento da notícia e telefonou para a emissora. Foi atendidos por uma pessoa da equipe do radialista. Depois de identificar-se, Valadares recebeu o recado: “Gilmar está no ar e pede que o senhor envie um e-mail dando explicações, que ele publica no portal Nenotícias”.

Valadares insistiu em falar naquele momento para prestar esclarecimentos e foi atendido. O senador negou que tivesse vetado nome de qualquer partido para funções em órgãos públicos e disse que estranhou o fato de “Amorim não ter me contado que eu estavam fazendo isso e lamentou que o jornalista não o tivesse ouvido”.

O senador lembrou que foi governador do Estado e “jamais fiz veto a ninguém” e, referindo-se à denuncia desta terça-feira, considerou que “se trata de uma mentira e fofoca. Se Edvaldo não nomeou, foi porque é o prefeito e não quis”. Disse ainda que estava trabalhando “pelo Brasil e por Sergipe: não vou perder meu tempo respondendo a mentiras”.

Valadares perguntou diretamente a Gilmar: “por que você não me ligou”. Gilmar Carvalho respondeu: “de política entende o senador, mas de jornalismo entendo eu, que tenho 30 anos de profissão”.

Telefonema – Logo após a participação de Valadares no programa, o empresário Edvan Amorim, presidente de honra do PSC, ligou para o gabinete do senador em Brasília e lhe disse que contou o fato a Gilmar Carvalho, mas a informação não era para ele divulgar.

Amorim aproveitou para confidenciar ao senador Valadares que fora informado do veto por um deputado estadual do PSC, que teria ouvido do prefeito Edvaldo Nogueira. A afirmação provocou a reação de Edvaldo. Fonte FAXAJU

Valadares afirma que não pediu a Edvaldo para que não nomeasse membro do grupo de Amorim


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) disse, na manhã desta terça-feira, 3, que "em momento algum" pediu ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que não nomeasse qualquer membro do grupo liderado por Edvan Amorim para assumir o comando de uma secretaria na prefeitura.
Bastante chateado, Valadares disse, em entrevista na rádio lha FM, que Amorim, antes de conceder a entrevista, devia ter conversado com ele para conhecer a verdade.
O senador repetiu várias vezes que não prejudica nem prejudicará ninguém e que, quem pode dizer se ele pediu alguma coisa contra o grupo liderado por Amorim é o prefeito Edvaldo Nogueira. Fonte Nenoticias

JACKSON DIZ QUE NÃO É REFÉM DE AMORIM

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) avisou que não vai ficar calado e que pretende conceder uma entrevista longa para responder à altura. Mesmo assim, Jackson disse com exclusividade que o grupo político ao qual integra, “ganhou as eleições para governador em 2006 e vai ganhar em 2010 sem precisar da participação de Edvan Amorim (PSC)”.
Jackson Barreto acrescentou que Edvan Amorim pode ficar onde estava que não fará falta: “aliás, até hoje nunca fez”. Segundo o deputado, se hoje e seu grupo político estão aliados ao Governo Déda, “é problema dele, mas com certeza não ficaremos em sua mão”. Jackson disse que em nenhum momento falou de Edvan Amorim e não tem conhecimento porque foi o assunto principal de sua entrevista.
A razão das críticas a Jackson Barreto foi uma entrevista dele, através da rádio, ao deputado André Moura (PSC), que é o candidato a deputado federal do partido. Edvan Amorim, como presidente de honra do partido, chamou para ele a responsabilidade da resposta.
Jackson Barreto disse, ainda, que Edvan Amorim não tem nenhuma estrutura política dentro do Estado: “está muito bom de baixar o nariz arrebitado, porque ele não tem nenhuma autoridade moral para falar de alguém”, alfinetou.
O deputado acrescentou que “não seremos presas nas mãos de Amorim, que se considera um predador. Não somos dependentes dos projetos e Edvan Amorim e é bom que não nos coloquem como seus reféns”, e deu um conselho: “devagar com o andor que o santo é de barro”.
Razão – A razão do tom irritado de Jackson Barreto decorre de entrevista concedida domingo (01) ao jornal Correio de Sergipe, por Edvan Amorim. Foi muito dura. Segundo Amorim, Jackson tem que parar de falar mal das pessoas. Eu já o vi falar mal de Benedito Figueiredo (PMDB), de Jorge Alberto (PMDB), João Augusto Gama (PMDB), Marcelo Déda (PT), Valadares (PSB), João Alves Filho (DEM), Maria do Carmo (DEM), José Carlos Machado (DEM), Albano Franco (PSDB), ou seja, quando é conveniente Jackson Barreto fala mal das pessoas, assim como já o vi falando bem destes políticos todos”.
E continuou: “ele [Jackson] não agrega. Tanto que, mesmo com pouco tempo, nós temos vários deputados na Assembléia que compõem o nosso grupo, mas ele, com mais de 30 anos de vida pública, parece não ter nenhum aliado naquele Poder”.
Segundo Amorim, “o que mais incomoda a ele é o crescimento e a consolidação do nosso grupo. Mas é bom frisar que os tempos mudam e Jackson está parecendo querer ser a ‘última Coca-cola do deserto´, porém ele esquece que mesmo sendo uma Coca-cola, ele tem prazo de validade e eu acho que o dele já está vencido”.
E prossegue: “eu me lembro muito bem que, em 1998, Jackson estava em sua residência fazendo caldo de cana e, como a máquina precisa de energia para funcionar, ele tomou um choque elétrico. Eletrocutado, parece que o caldo de cana não fez bem a ele e, ainda zonzo, ele candidatou-se ao Senado da República deixando o governo do Estado de lado, e a mala-preta não resolveu o problema dele. Jackson Barreto costuma dizer que em suas eleições ele não gasta dinheiro, mas eu tenho vários amigos que sempre financiam as campanhas dele”. (os trechos que se referem às declarações de Edvan Amorim foram selecionados pelo blog Na Boca do Povo, de Edvanildo Santana). Fonte FAXAJU

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Déda lidera pesquisa para governador em Lagarto

O Instituto Padrão realizou, no último dia 28 de janeiro, pesquisa no município de Lagarto, onde foram ouvidos 577 eleitores nos seguintes locais: Alto da Boa Vista, Estação, Matinha, Jardim Campo Novo, Centro, Ademar de Carvalho, Libório, Laudelino Freire, Cidade Nova, Novo Horizonte, Loiola, Sílvio Romero, Colônia 13, Olhos D`Água, Quilombo, Mariquita, Pururuca, Açuzinho/Açu Velho, Urubutinga, Brasília, Genipapo, Brejo do Meio, Quirino, Rio da Vaca e Santo Antônio.
Na pesquisa, o governador Marcelo Déda (PT) aparece como preferido do eleitorado do município se a eleição para o governo fosse realizada hoje.
Também foi feito levantamento sobre a performance do prefeito Valmir Monteiro (PSC) no primeiro mês de sua administração e a gestão do presidente Lula.
Eis os resultados da pesquisa:
Qual a impressão que o prefeito passou para a populção nesse primeiro mês?
Positiva 67.5%
Negativa 4.2%
Regular 28.3%
Como o Sr (a) avalia a administração do governador Marcelo Déda?
Ótima 17.2%
Boa 50.3%
Regular 17.6%
Ruim 3.1%
Péssima 7.3%
Não sabe 4.4%
Como o Sr (a) avalia a adminitração do presidente Lula?
Ótima 45.1%
Boa 45.1%
Regular 6.5%
Ruim 0.6%
Péssima 1.9%
Não sabe 0.4%
Se as eleições para governador fossem hoje, em qual desses candidatos o Sr (a) votaria?
Déda 61.4%
João Alves 26.6%
Nenhum/Branco/Nulo
4.0%
Não sabe 8.0%
Fonte : Nenoticias

COM 49 VOTOS, SARNEY É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO. TIÃO VIANA TEVE 32 VOTOS

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito nesta segunda-feira o novo presidente do Senado com 49 votos. Seu adversário na disputa, o petista Tião Viana (AC), recebeu 32 votos.
Para ser eleito presidente do Senado é preciso conquistar a maioria simples dos votos dos senadores presentes --os 81 senadores estão presentes. A votação foi manual.
Sarney rebateu críticas de aliados do seu adversário, senador Tião Viana (PT-AC), de que seu retorno à presidência representa a manutenção do conservadorismo político na Casa. Ouvi muitos discursos aqui. Uma parte quero contestar porque é injusta. Desde que comecei como político, sempre procurei caracterizar-me como inovador. Nunca meus olhos ficaram como lanternas voltadas para trás. [...] Não me chamem de um homem retrógrado, como se fosse um velho que chega aqui sem querer renovar o Senado. Sempre tive esta vontade, afirmou.
Sarney listou uma série de medidas implementadas durante sua gestão na Casa para mostrar que, no passado, foi favorável à renovação. Fundei os primeiros circuitos fechados de TV, depois a primeira TV educativa do Brasil. Não me chamem de um velho que não tem gosto pela inovação. aqui no Senado, quando cheguei, a ideia da informatização foi minha. Acho injusta a informação de que é um retrocesso eu disputar o Senado.
Sarney disse ainda que decidiu lançar-se na corrida à presidência da Casa após ser convocado por parlamentares de partidos diversos. Depois de ser criticado por ter lançado seu nome na disputa tardiamente, Sarney disse que não desejou disputar o comando do Senado, mas que não poderia fugir ao dever de atender aos colegas --tendo a Deus como testemunha da sua disposição inicial de não concorrer ao cargo.
Eu nunca fui candidato pela minha vontade, mas por convocação. Eu não queria disputar a presidência do Senado, fui convocado como um homem público que não pode deixar de fugir ao dever de atender a essa convocação no momento em que colegas de quase todos os partidos me solicitavam que assim eu fizesse, afirmou.
Interesses
A disputa pela presidência do Senado envolve interesses partidários que vão além do desejo de comandar o Congresso Nacional. O novo presidente da Casa terá a prerrogativa de selecionar o que entra na pauta de votações em pleno ano eleitoral. Com mandato de dois anos, Sarney estará no comando da Casa durante a disputa pela Presidência da República, em 2010.
Cabe ao presidente do Senado ditar o ritmo de votações e elaborar a pauta, o que poderá beneficiar ou prejudicar o governo em meio à corrida rumo ao Palácio do Planalto.
Os peemedebistas, que não mostram disposição em lançar candidato próprio à Presidência no ano que vem, são cortejados pelo PT e pela oposição para uma eventual composição de chapa. Com a presidência do Senado, o partido ganha força para as negociações com governo e oposição nas negociações preeleitorais.
Além da força política de presidir o Congresso, o senador eleito para comandar a Casa vai administrar um orçamento estimado em R$ 2,7 bilhões ao ano. O valor supera orçamentos de várias capitais e grandes municípios brasileiros, o que reforça a importância do cargo para os partidos --que também pleiteiam cargos na Mesa Diretora.
O presidente ainda autoriza, ou não, a instalação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).
Biografia
O senador José Sarney de Araújo Costa, 78, ocupou seu primeiro cargo político há mais de 50 anos, como deputado. Desde então, alternou mandatos no Legislativo e no Executivo. Neste ano, volta à presidência do Senado, cargo que já exerceu por duas vezes --de 1995 a 1997 e de 2003 a 2005.
Filho de Sarney de Araújo Costa e Kiola Ferreira de Araújo Costa, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Maranhão. Integrou a UDN (União Democrática Nacional), partido que fazia oposição ao governo de Getúlio Vargas.
Também foi líder do governo Jânio Quadros na Câmara e presidiu a Arena e o PDS (Partido Democrático Social) durante o regime militar antes de integrar o PMDB.
Em 1965, elegeu-se ao governo do Maranhão com o apoio do presidente Castelo Branco. Em 1971, entrou no Senado e saiu em 1985 para ser vice de Tancredo Neves.
Com a morte de Tancredo, antes da posse, foi Sarney o primeiro presidente do país após a ditadura (1964-1985). Foi sob seu governo que a Assembleia Constituinte aprovou, em 1988, a atual Constituição.
Após deixar a Presidência, Sarney voltou ao Senado, agora eleito (e reeleito duas vezes) pelo PMDB do Amapá.
Membro da Academia Brasileira de Letras, Sarney costuma dizer que sua verdadeira vocação é a literatura. A política, segundo ele, foi seu destino. Como escritor, é autor de diversos romances, livros de poesia e obras sobre política no país. Fonte Faxaju

Sobre Juquinha

Sem concorrência
Nas rodas políticas de Sergipe a notícia que rola é que foi Márcio Macêdo, presidente estadual do PT e secretário de Meio Ambiente, quem "cortou as (longas) pernas" de Juquinha do PT. Tudo, porque, segundo comentários, Juquinha estaria trabalhando nos bastidores para se fortalecer politicamente para 2010. Claro, que Márcio vai negar de pé junto essa estória.
No páreo
Informações repassadas à coluna por um velho integrante do PT revelam que, ao agradar uma liderança e outra no interior do Estado, Juquinha estaria amarrando apoios para a sua (ex)futura candidatura a deputado estadual. Márcio também vai estar no páreo e para não ter o companheiro Juquinha ameaçando os seus possíveis redutos, preferiu entregá-lo ao governador Marcelo Déda, através do secretário José Fernandes Lima, da Educação. POR KATIA SANTANA

Baixa

Há comentários na cidade de LAGARTO, que o Diretor do IPES previdência, o Economista Jorge Ribeiro Prata, que também é o Presidente Municipal do Partido da Republica, tinha sido exonerado do Cargo na ultima sexta feira, se realmente isso vim a ser confirmado em menos de um mês o governo DEDA, exonerou duas personalidades políticas de LAGARTO no seu Governo, o primeiro foi Juquinha do PT, comentários de bastidores dão conta que a exoneração de Jorge se deu por conta que Valmir Monteiro deixou de ser Deputado e o cargo dele teria sido repassado a outro parlamentar, Também se fala em que o Prefeito Valmir teria combinado com o Governador a ida de um Genro seu para o lugar de Jorge. Iremos investigar as informações e passar para nossos leitores em breve.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Islândia tem primeira chefe de governo assumidamente gay

Em meio a crise, acordo de partidos levou Johanna Sigurdardottir ao cargo.Aos 66 anos, a ex-comissária de bordo é casada com uma jornalista.
A Islândia tem a primeira chefe de governo no mundo assumidamente gay. A Aliança Social-Democrata e o Movimento de Esquerda Verde chegaram a acordo neste sábado (31) para formar governo de minoria, que será comandado por Johanna Sigurdardottir, que até agora era ministra de Assuntos Sociais e é homossexual assumida.

Neste domingo (1º) ela anunciou os nomes dos ministros que formarão seu gabinete.Após a queda do Executivo liderado pelos conservadores, o presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimson, incumbiu a Aliança Social-Democrata de formar um novo governo.

O cenário político da Islândia tem estado conturbado desde que o país foi duramente atingido pela crise financira internacional, com o colapso de seu mercado de ações e de grandes bancos locais.

Casada

Sigurdardottit, de 66 anos, ex-aeromoça e sindicalista, é casada com a jornalista e escritora Jonina Leosdottir. A ministra de Assuntos Sociais assumiu a incumbência de negociar um governo porque o líder de sua legenda, Ingibjorg Solrun Gisladottir, se recupera de um câncer. Fonte G1 ( globo.com)

“Era uma situação constrangedora”

Texto: Kátia SantanaO governador Marcelo Déda (PT) disse ontem ser grato ao gesto do presidente do PTB em Sergipe, Gilton Garcia, que informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não ter interesse no processo que pede a cassação do seu mandato. “Agradeço o gesto e acredito que, graças ao seu bom senso, isso se resolve de uma vez por todas”, afirmou. Déda disse que o comportamento de Gilton Garcia revela “o respeito dele às decisões democráticas das urnas”. Ele ressaltou que em nenhum momento foi acusado de compra de votos ou de improbidade administrativa. “O que os meus adversários denunciaram é que eu havia inaugurado obras, mas não cometi crime nenhum”, afirmou. Déda destacou que, apesar da sua confiança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao assunto, a postura de Gilton encerra a questão. “Era uma situação constrangedora. Toda a imprensa nacional publicava notícias de que governadores estavam na iminência de serem cassados e lá estava a minha foto. O povo de Sergipe sabe que não cometi nenhum crime e nem ilegalidade. Mas o resto do país não sabe”, disse o governador. Decisão O autor da ação contra Déda foi o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), incorporado ao PTB. Assim, o ministro Félix Fischer, relator da matéria impetrada em 2006, consultou Gilton Garcia, através de ofício, para saber sobre o seu interesse em manter o processo. "Eu fui vítima do AI-5 (o Ato Institucional número 5), e agora na condição de anistiado político, não iria colaborar para derrubar no tapetão os atuais dirigentes de Sergipe", argumentou Gilton, destacando que o "governador e o vice foram eleitos de forma democrática e transparente e já em meio ao mandato a cassação de ambos representaria um forte golpe na soberania do voto popular", justificou Garcia. Fonte Jornal da Cidade

Amorim diz que Jackson foi eletrocutado em 98 e terá que aceitar todos do seu grupo


NE NOTÍCIAS reproduz a seguir parte da entrevista concedida por Edvan Amorim ao jornal Correio de Sergipe, edição deste domingo, 1/2/2009:
"Jackson é um político de conveniência"
CORREIO DE SERGIPE: Em primeiro lugar, o deputado federal Jackson Barreto disse que não engole alguns liderados pelos irmãos Amorins, como o deputado estadual André Moura (PSC), por exemplo. Qual a sua avaliação desta declaração?
EDVAN AMORIM: Quando ele diz que não engole muitos do grupo de Amorim, eu quero dizer que engulo todos do grupo dele. Na sua grande maioria, inclusive, eles têm compromisso político com o meu grupo. Muitos prefeitos e muitas lideranças ligadas ao PMDB de Jackson Barreto em várias ocasiões vêm ao meu gabinete tratar das eleições de 2010. São pessoas queridas minhas e que sempre serão bem-vindas. Eu quero deixar claro para ele (Jackson) que o nosso grupo é muito coeso e unido e, quando alguém não aceita um de nós, ou ele "engole" a todos ou não se dá bem com ninguém.
CS: Jackson também polemizou dizendo que alguns de seus liderados representam na política sergipana aquilo que ele sempre ajudou a combater. O que o senhor acha desta provocação?
EA: Jackson falou naquela entrevista em corrupção, malandragem e em moralidade. Em primeiro lugar, nós entendemos que se deve dar todos os direitos de defesa até a última instância. Quando Jackson foi deposto da Prefeitura de Aracaju, isso ocorreu por suspeita de corrupção. Ainda hoje, após vários e vários anos, ele responde por estes processos. Ele deixou a PMA com a imagem de um péssimo administrador e que não zelava pelo erário público. Tanto o é que seu mandato está colocado em risco já que o ministro do TSE, Joaquim Barbosa já está para colocar em votação o processo movido pelo Ministério Público Eleitoral pedindo o indeferimento do registro de sua candidatura.
CS: O deputado federal Jackson Barreto falou também que se deve dar espaços para as novas gerações, numa crítica direta ao candidato a presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB/AP). O que o senhor acha?
EA: Me parece aí que há algum desencontro. Jackson Barreto está trabalhando com a política há mais de 30 anos e ainda quer outro mandato. É um direito dele, mas não conheço nenhuma geração nova a qual ele pertence de políticos. O nosso grupo sim, que é novo e tem apenas dois anos e meio de formado.
CS: Jackson disse que perdeu a eleição de 1994 para Albano Franco (PSDB) porque a "mala-preta" correu naquele ano. O senhor também entende que tomaram aquela eleição dele para o governo?
EA: Eu me lembro muito bem que, em 1998, Jackson estava em sua residência fazendo caldo de cana e, como a máquina precisa de energia para funcionar, ele tomou um "choque elétrico". Eletrocutado, parece que o caldo de cana não fez bem a ele e, ainda zonzo, ele candidatou-se ao Senado da República deixando o governo do Estado de lado, e a mala-preta não resolveu o problema dele. Jackson Barreto costuma dizer que em suas eleições ele não gasta dinheiro, mas eu tenho vários amigos que sempre financiam as campanhas dele.
CS: Então Jackson Barreto faz política enganando as pessoas?
EA: Jackson tem que parar de falar mal das pessoas. Eu já o vi falar mal de Benedito Figueiredo (PMDB), de Jorge Alberto (PMDB), João Augusto Gama (PMDB), Marcelo Déda (PT), Valadares (PSB), João Alves Filho (DEM), Maria do Carmo (DEM), José Carlos Machado (DEM), Albano Franco (PSDB), ou seja, quando é conveniente Jackson Barreto fala mal das pessoas, assim como já o vi falando bem destes políticos todos. Ele não agrega tanto que, mesmo com pouco tempo nós temos vários deputados na Assembleia que compõem o nosso grupo, mas ele, com mais de 30 anos de vida pública, parece não ter nenhum aliado naquele Poder.
CS: E o que teria motivado este súbito ataque de Jackson Barreto ao grupo do PSC/PR?
EA: O que mais incomoda a ele é o crescimento e a consolidação do nosso grupo. Mas é bom frisar que os tempos mudam e Jackson está parecendo querer ser a "última coca-cola do deserto", porém ele esquece que mesmo sendo uma coca-cola, ele tem prazo de validade e eu acho que o dele já está vencido.
Confira o jornal completo nas bancas: Fonte Nenoticias