quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rosendo Ribeiro

02 Reviso da Literatura

O Ribeirinho do Lagarto foi um político Brasileiro do Estado de Sergipe, com força eleitoral na cidade de Lagarto. Ribeirinho foi Vereador da cidade de Lagarto, Prefeito entre 1963 a 1966 e Deputado Estadual por cinco vezes, além de ser o maior líder da História do grupo político denominado Bole - Bole. Ribeirinho foi o idealizador da Feira de animais de Lagarto, A exposição, além de ser o patrono do bairro Ademar de Carvalho o campo da vila, que era conhecido carinhosamente como chiqueiro de Ribeirinho. Ribeiro Filho doou aquelas terras quase em sua totalidade, Ribeirinho também foi responsável pela expansão da cidade de Lagarto, levando a feira para aonde é hoje, fazendo a cidade crescer muito, Rosendo Ribeiro ainda fez o maior hotel do interior de Sergipe, com elevador, O Rosendo hotel, hoje é o centro José Augusto Vieira. Ribeirinho ainda foi presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, como vice-presidente, 1º, 2º, 3º, 4º secretário daquela casa, sendo o único Sergipano a participar de todos os cargos da mesa diretiva da Assembleia. Na cidade de Lagarto Existe apenas o Ginásio de Esporte Rosendo Ribeiro Filho que leva seu nome, muito pouco para o que representou Ribeirinho para Lagarto. Ribeiro Filho também tem uma ONG que Beneficente no Campo da Vila, construída com seu duro trabalho durante quase 50 anos de vida política. Ribeiro Filho também gerou grandes lideranças em Lagarto. Como o ex-prefeito José Vieira Filho, que também foi Deputado, o ex-prefeito Cabo Zé e ex-Deputado, irmão de Ribeirinho; Augusto Ribeiro - ex-Deputado e auditor do Tribunal de contas, filho; Valmir Monteiro ex Deputado e Prefeito de Lagarto; Luiza Ribeiro ex-Deputada Estadual, Adelson Ribeiro - ex-Deputado Federal, sobrinho; Junior Ribeiro Vice Prefeito de Lagarto, Sobrinho, Acácia Ribeiro ex-Vereadora filha, Gustinho Ribeiro Vereador, Neto. Ribeirinho do Lagarto é o Político mais carismático que sua cidade já teve, todos fazem questão de falar com Ribeirinho.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosendo_Ribeiro

Foto: Maria Augusta Neta e Ribeirinho.


Mandatos de Rosendo Ribeiro Filho

Mandatos Políticos Exercidos por Ano e por Partido

Mandato

Período

Partido

Vereador

1954/58

UDN

Deputado Estadual

1958/62

UDN

Prefeito

1963/66

PRT

Dep. Estadual

1966/70

ARENA

Dep. Estadual

1986/90

PMDB

Dep. Estadual

1990/94

PMDB

Dep. Estadual

1994/98

PTB

Um comentário:

  1. Agradeço imensamente o carinho de toda a população de Lagarto ao meu pai Ribeirinho, agradeço as inúmeras ligações,os cartões,as visitas,as homenagens.
    E posso dizer com toda certeza que ele está muito feliz por tudo que fez e ainda faz pelo povo de Lagarto,e principalmente pelo reconhecimento,gesto este que enobrece a alma de qualquer ser humano.
    Obrigada a todos de coração pelas felicitações!
    Luiza ribeiro e família

    ResponderExcluir